Com queda em vendas, McDonald's lança menu econômico nos EUA
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O McDonald’s anunciou o lançamento de um novo menu econômico a partir de 7 de janeiro de 2025. A princípio, a iniciativa valerá apenas para os clientes nos Estados Unidos. A rede não informou se a promoção chegará a outros países, incluindo o Brasil.
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Com o nome “McValue”, o menu econômico oferecerá um combo de refeição por 5 dólares (R$ 29 na cotação atual) e a opção de pagar apenas 1 dólar para adicionar um item a uma compra.
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A inclusão de uma opção mais barata no cardápio vem após o McDonald’s registrar queda nas vendas no segundo trimestre de 2024 - a primeira desde 2020, período da pandemia de Covid-19. A perda de clientela pode estar por trás da iniciativa da rede.
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Recentemente, o vídeo de uma situação inusitada em um drive-thru do McDonald’s na Filadélfia, nos Estados Unidos, viralizou nas redes sociais. A cliente Sadè Zuri foi atendida por um funcionário que estava no banheiro.
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“Estou no banheiro”, declarou o funcionário ao responder a cliente pelo interfone da loja do McDonald’s. “Você está admitindo a um cliente que está no banheiro? Fazendo o quê?”, questionou Zuri, que ouviu na sequência a resposta direta do funcionário: “Preciso fazer xixi. Como posso atender um pedido se estou no banheiro?”.
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No vídeo, que passou de 1 milhão de visualizações, o diálogo prossegue com Zuri tentando pedir um pacote de batata frita. Diante de risadas e do inconformismo da cliente, o funcionário pergunta: “Não tenho direito de ir ao banheiro porque você quer uma batata frita pequena?”.
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O McDonald's foi criado em 1940. A primeira loja, inaugurado pelos irmãos Richard e Maurice McDonald na cidade de San Bernardino, Califórnia, revolucionou a indústria alimentícia com seu sistema inovador de "fast food".
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A fundação "oficial", no entanto, é creditada ao empresário Ray Kroc em 15 de abril de 1955. Conheça essa e outras curiosidades sobre uma das maiores redes de "fast food" do mundo!
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Em 1940, os irmãos Richard e Maurice McDonald inovaram ao introduzirem um novo conceito de restaurante que se concentrava em um menu limitado, velocidade no serviço e preços acessíveis.
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Em 1954, Ray Kroc, um vendedor de máquinas de milk-shake, viu o potencial do restaurante dos irmãos McDonald e propôs a ideia de expandir a franquia.
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A abertura da primeira franquia sob a gestão de Ray Kroc ocorreu em 1955, em Des Plaines, Illinois, marcando o início da expansão global do McDonald's.
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A partir dali, o foco em hambúrgueres, batatas fritas e milkshakes de alta qualidade, a preços acessíveis e servidos rapidamente, conquistou o público americano e lançou as bases para o que se tornaria uma das maiores redes de restaurantes do mundo.
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Além de ter sido pioneiro na padronização de processos e ingredientes, o McDonald's se tornou uma das maiores cadeias de restaurantes do mundo. A partir da década de 1960, a marca se espalhou rapidamente por todo o mundo, adaptando seus produtos e serviços às culturas locais sem perder sua identidade.
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A marca investiu pesadamente em marketing, criando mascotes icônicos como Ronald McDonald e campanhas publicitárias memoráveis.
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O McDonald's se tornou um símbolo da cultura americana, influenciando hábitos alimentares e costumes em todo o mundo.
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A expansão através do modelo de franquia foi fundamental para o sucesso do McDonald's. Hoje em dia, eles têm quase 40 mil unidades em 119 países!
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Uma curiosidade interessante é que o McDonald's adapta seu menu de acordo com os gostos e preferências locais em diferentes países.
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Na Índia, por exemplo, onde a maioria da população não consome carne bovina devido a restrições religiosas, o McDonald's oferece uma variedade de opções vegetarianas, como o McAloo Tikki.
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Em alguns países asiáticos, como Japão e Coreia do Sul, é comum encontrar itens sazonais únicos que refletem a culinária local, como hambúrgueres de frango com teriyaki.
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A decoração das unidades também varia, refletindo a cultura local. Por exemplo, o McDonald's na China pode ter elementos decorativos tradicionais chineses.
Foto: wikimedia commons Dinkun Chen
Os preços dos itens do menu podem variar de acordo com o país ou região, devido a fatores como custos de mão de obra e impostos.
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Um índice de 2022 feito pela revista "The Economist" revelou que o Brasil está na 22ª posição entre as nações onde o Big Mac tem os maiores preços. Na época, o Big Mac mais caro do mundo era o da Suíça e o mais barato, o do Egito.
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O restaurante McDonald's mais ao norte do mundo fica localizado em Rovaniemi, na Finlândia. Antes, esse recorde pertencia à unidade de Murmansk, na Rússia, mas ele foi fechado em 2022.
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No Brasil, a primeira unidade de McDonald's foi inaugurada em 13 de fevereiro de 1979, na rua Hilário de Gouveia, em Copacabana, no Rio de Janeiro.
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Atualmente, a rede conta com cerca de 3.100 unidades espalhadas pelo país (entre restaurantes, quiosques e McCafés). Além disso, o McDonald's é um dos maiores empregadores do Brasil, com quase 35 mil funcionários.
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Apesar do sucesso estrondoso, o McDonald's enfrenta desafios no século 21. Mudanças nos hábitos alimentares, com a crescente busca por opções mais saudáveis, e a concorrência acirrada de outras redes de fast food exigem constante reinvenção da empresa.
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A marca investe constantemente em novas tecnologias, além de já ter expandido seu menu com alternativas vegetarianas e veganas em busca se adaptar às demandas de um público cada vez mais consciente.
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A empresa, aliás, está longe de ser livre de críticas. O impacto dos seus alimentos na saúde, o modo como tratam seus funcionários e outras práticas comerciais já foram alvos constantes de reclamações.
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Nos anos 1980, Phil Sokolof, um empresário que teve um ataque cardíaco aos 43 anos colocou anúncios em jornais de cidades como Nova York e Chicago criticando o cardápio do McDonald's, dizendo que era prejudicial à saúde.
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Em 1990, ativistas de um pequeno grupo britânico chamado London Greenpeace distribuíram panfletos com o dizer "O que está errado com o McDonald's?", criticando a empresa por questões ambientais, de saúde e trabalhistas.
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Pesquisas já mostraram que o McDonald's é uma das marcas que mais produzem lixo em todo o mundo. Desde que começou a receber críticas por suas práticas ambientais na década de 1970, a empresa reduziu bastante o uso de materiais que não podem ser reciclados.
Foto: flickr www.snack-nieuws.nl
O restaurante também investe em campanhas sociais, a exemplo do McDia Feliz, um evento que acontece todo ano em que uma porcentagem das vendas do BigMac é redirecionada para instituições de combate ao câncer infanto-juvenil.
Foto: McDonald's divulgação
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Foto: Reprodução/McDonald's