Compositor revela como eram as filmagens na Ilha de Bob Esponja; entenda

Foto: Reprodução do Youtube Canal Steve Belfer Official

Um dos desenhos animados de maior sucesso dos anos 2000, Bob Esponja se tornou uma referência na cultura pop e chama a atenção do público. 25 anos depois da estreia do personagem amarelo, um dos grandes mistérios da animação foi revelado: a localização da ilha, presente nos episódios.

Foto: Reprodução do Youtube Canal Steve Belfer Official

Coube a Steve Belfer, compositor da série e grande colaborador de Stephen Hillenburg, criador de Bob Esponja, revelar o segredo por trás da ilha.

Foto: Reprodução do Youtube Canal Steve Belfer Official

Por meio de seu canal no YouTube, Steve Belfer mostrou como foi criada a icônica cena da ilha, nascida da mente do falecido biólogo marinho.

Foto: Reprodução do Youtube Canal Steve Belfer Official

O criador de Bob Esponja encontrou inspiração para a ilha em um lugar bastante inesperado: a piscina da casa de Belfer. Assim, Hillenburg passou horas observando a água, as sombras e os reflexos que se criavam na superfície.

Foto: Reprodução do Youtube

Em imagens de arquivo, é possível ver os bastidores da gravação dessa cena. Nela, a pequena ilha flutua na água da piscina, com o pôr do sol pintado à mão e fundos de céu.

Foto: Reprodução do Youtube

As cenas foram gravadas para o episódio piloto da série. Assim, a cena em que a câmera submerge na água, na verdade, também foi gravada na piscina para poder ver o movimento das bolhas, que serviriam como transição.

Foto: Reprodução do Youtube

Bob Esponja é uma série de animação americana, criada pelo biólogo marinho e animador Stephen Hillenburg, sendo produzida e exibida pelo canal Nickelodeon.

Foto: Reprodução/ Bob Esponja

A série narra as aventuras e os empreendimentos do personagem-título e de seus diversos amigos na fictícia cidade subaquática de Bikini Bottom (Fenda do Biquíni).

Foto: Reprodução/ Bob Esponja

A popularidade da série a tornou uma franquia de mídia, bem como a animação/série de maior audiência Nickelodeon e a propriedade mais distribuída internacionalmente pela Paramount Media Networks.

Foto: Reprodução/Bob Esponja

Muitas das ideias da série originaram uma história em quadrinhos educacional e inédita, intitulada The Intertidal Zone, que Hillenburg havia criado em meados da década de 1980.

Foto: Reprodução Bob Esponja

O criador começou a desenvolver a animação em uma série televisiva em 1996 após o cancelamento de Rocko's Modern Life. Antes do nome definitivo, a série iria se chamar "Menino Esponja", porém já existia esse nome em uma empresa de esfregões.

Foto: Youtube/ Wendel Bezerra

Stephen Hillenburg, criador de "Bob Esponja", estudou Oceanologia antes de fazer animação. Isso possibilitou ter um maior conhecimento sobre o ambiente em que seus personagens estariam.

Foto: Youtube Canal Eliezer Tymniak

Um fato bem interessante para entender a mente do personagem principal é saber que a personalidade do Bob Esponja é baseada na dos comediantes americanos Pee-wee Herman e Jerry Lewis.

Foto: Silvio Tanaka - http://flickr.com/tanaka/

O episódio piloto da animação estreou na Nickelodeon em 1º de maio de 1999 após a exibição dos Kids' Choice Awards daquele ano, oficialmente em 17 de julho.

Foto: Divulgação

A série inspirou diversas longas-metragens: "Bob Esponja - O Filme", "Um Herói Fora D'Água" e "O Incrível Resgate". Duas séries spin-offs também foram produzidas: "Kamp Coral" e "The Patrick Star Show".

Foto: Reprodução/Bob Esponja

A animação foi nomeada em diferentes prêmios. Dezessete nos Annie Award e nos Golden Reel Awards (com seis e oito vitórias, respectivamente), quinze nos Emmy Awards (com uma vitória), treze nos Kids Choice Awards (perdendo apenas uma condecoração) e quatro nos BAFTA Children (com duas vitórias).

Foto: Reprodução/Bob Esponja

Em junho de 2016, estreou o espetáculo musical "SpongeBob SquarePants: The Broadway Musical", apresentado inicialmente no Oriental Theatre, em Chicago, e no ano seguinte na Broadway, em Nova York.

Foto: Reprodução do Youtube

Stephen Hillenburg atuou como o produtor executivo em toda a série, e era o comandante da série até 2004. A série passou por um período de hiato quando Hillenburg interrompeu a produção do desenho em 2002 para trabalhar na adaptação cinematográfica da série.

Foto: Reprodução Bob Esponja

Após a sua saída como comandante da série, Hillenburg nomeou Paul Tibbitt neste cargo, que havia trabalhado na série como escritor, diretor e artista de storyboard. O criador do desenho morreu em 26 de novembro de 2018, aos 57 anos, devido a complicações da esclerose lateral amiotrófica.

Foto: Reprodução/ Bob Esponja

Bob Esponja é uma esponja do mar, porém ele foi projetado desenhado para se parecer com uma esponja de cozinha, sendo retangular, amarelo e brilhante. É um personagem sem noção, imaturo, e com uma personalidade hiperativa e determinada.

Foto: Divulgação

O dublador oficial de Bob Esponja é o ator Tom Kenny, enquanto no Brasil, o responsável por dar voz ao carismático e querido personagem foi Wendel Bezerra.

Foto: Youtube/ Wendel Bezerra

Lula Molusco é um polvo ranzinza, sempre de mal com tudo e com todos. Ele é o antipático vizinho do Bob, trabalha no Siri Cascudo como caixa, junto ao atrapalhado Bob, e quase sempre se irrita com o comportamento infantil do companheiro.

Foto: Reprodução/Bob Esponja

Eugene Harold Sirigueijo é um Souno do mar vermelho, que é o dono do Hot-Dog do Souno, bem como o empregador ambos de Guguinha Calça Colada e Dari Kaven. Ele é extremamente inteligente, folgado, egoísta, sovina e literalmente obcecado para pegar por dinheiro.

Foto: Reprodução

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução do Youtube Canal Steve Belfer Official