Correios perdem bilhões de reais com 'Taxa das blusinhas'

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Uma pesquisa feita pelos Correios apontou que a empresa teve uma perda de receita de R$ 2,2 bilhões devido ao fim da isenção de imposto sobre importações de até US$ 50, conhecida como a "taxa das blusinhas".

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Como consequência, a taxa, que entrou em vigor em agosto, provocou uma queda no volume de importações e impactou diretamente os Correios.

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Antes da mudança, a estatal previa arrecadar R$ 5,9 bilhões com transporte de mercadorias importadas da China, mas arrecadou apenas R$ 3,7 bilhões.

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"A essa altura [em referência a 2024], os operadores [empresas como Shein, Aliexpress e Amazon] avançaram na estruturação de operações próprias e, com isso, iniciou-se, também, um movimento de migração de carga para esses canais", apontou o estudo.

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"Como efeito prático, os Correios começaram a perder participação no mercado", revelou outro trecho.

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Além da redução no fluxo de encomendas, a empresa perdeu exclusividade no segmento internacional, agravando a queda nas receitas.

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O presidente dos Correios, Fabiano Silva, já havia alertado sobre esse impacto em janeiro.

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Em 2024, os Correios tiveram um prejuízo de R$ 3,2 bilhões, o que corresponde à metade do déficit total das 20 estatais federais, que somaram R$ 6,3 bilhões.

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Vale ressaltar que empresas como a Petrobras e o Banco do Brasil não estão incluídas nesses números.

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"A gente tinha uma expectativa de receita, que ela foi frustrada, então essa expectativa de receita frustrada se traduz depois em prejuízo na empresa", disse Fabiano Silva.

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Fabiano também destacou que uma mudança na lei, em 2024, permitiu que outras transportadoras passassem a fazer entregas de produtos internacionais dentro do Brasil, o que reduziu a participação dos Correios nesse tipo de serviço.

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"A gente tinha uma participação nesse segmento internacional em torno de 98% de mercado, ou seja, quase dominante, quase exclusivo nesse mercado. No mês de janeiro, a gente está em torno de 30 e poucos por cento", lamentou.

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Para compensar perdas financeiras, os Correios anunciaram a criação de um marketplace próprio em parceria assinada na quarta-feira (2/4).

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“Somos o primeiro e único marketplace brasileiro capaz de realizar entregas, com estrutura própria, em qualquer lugar do país, democratizando o acesso ao comércio digital”, comunicou Fabiano.

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As novas regras da "taxa das blusinhas" preveem: 20% de taxa sobre os primeiros US$ 50; até 60% sobre o valor excedente; e um desconto fixo de US$ 20 no total da taxa de importação para compras acima de US$ 50.

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Por exemplo, numa compra de US$ 60, a taxa final seria de US$ 16: US$ 10 sobre os primeiros US$ 50 (20%) e US$ 6 sobre os US$ 10 restantes (60%).

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Os Correios, oficialmente chamados de Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), são uma empresa pública federal fundada em 1663.

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A instituição desempenha papel essencial na comunicação e logística, alcançando todos os municípios brasileiros.

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Além da entrega de cartas e encomendas, os Correios oferecem serviços como banco postal, emissão de CPF, logística integrada e comércio eletrônico.

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