Brasil: 12 de outubro - Em 1924, o então presidente Arthur Bernardes sancionou decreto instituindo a data. Um ano antes, nesse mesmo dia, o Rio de Janeiro havia sediado o Congresso Sul-Americano da Criança, inspiração para a data. No entanto, até os anos 50 ela passou batida, sem feriado ou mobilização do comércio.
Foto: Governo do Brasil/Wikimedia Commons
Em 1955, a fábrica de brinquedos Estrela e a Johnson & Johnson criaram promoção chamada "A Semana do Bebê Robusto", estimulando pais a enviarem fotos dos filhos pequenos - entre 6 meses a 2 anos - para eleger o "bebê Johnson do ano".
Foto: Divulgação
A imagem do bebê eleito ia para páginas de jornais e revistas, além de os pais receberem uma premiação em dinheiro.
Foto: Divulgação
Com o tempo, a "Semana do Bebê Robusto" transformou-se em "Semana da Criança" e logo as empresas recuperaram o decreto de 1924 para fomentar a data como o dia para presentear as crianças. Dessa forma, a iniciativa comercial pegou!
Foto: Reproducao Globoplay Fabrica de brinquedo
Portugal: 1º junho - Nesse dia, no ano de 1925, ocorreu a Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança em Genebra, na Suíça. O evento inspirou a demarcação do festejo no calendário lusitano.
Foto: Reprodução
China, Eslovênia, Polônia, Angola e outros 39 países adotaram a mesma data que Portugal (1º de junho).
Foto: Divulgação Hong Kong Disneyland
Estados Unidos: A data varia de estado para estado americano, sendo o mais usual comemorar-se no primeiro domingo de junho. O Havaí foi o primeiro a incluir o dia em seu calendário.
Foto: valery anatolievich pexels
França, Reino Unidos, Suiça e Canadá: 20 de novembro - A Organização das Nações Unidas reconhece essa data como Dia Mundial da Criança.
Foto: Reprodução
Em 20 de novembro de 1959 foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos da Criança pela ONU, daí nasceu a inspiração.
Foto: RG72 wikimedia commons
Outros países, como Trinidad e Tobago e Finlândia, também adotaram o 20 de novembro.
Foto: Michal Jarmoluk por Pixabay
Argentina e Chile - no segundo domingo de agosto o “Día del Niño” é celebrado nessas duas nações sul-americanas.
Foto: Divulgação
Austrália - última quarta-feira de outubro.
Foto: Divulgação
Alemanha: 20 de setembro ou 1º de junho, a depender da região.
Foto: Alexa por Pixabay
Japão: 5 de maio - até a Segunda Guerra Mundial (1938-1945), a data mencionava exclusivamente os meninos, o “Tango no Sekku”. Na Constituição de 1948, a nomenclatura mudou-se para Kodomo no hi, incluindo as meninas.
Foto: Colton Jones Unsplash
No entanto, os japoneses simbolicamente ainda comemoram apenas os meninos em 5 de maio e as meninas são celebradas em 3 de março.
Foto: Elmimmo/Wikimedia Commons
Países da África Central: 25 de dezembro - O Dia das Crianças coincide com o Natal em lugares como Chade, Camarões e República Democrática do Congo.
Foto: Reprodução
Paraguai: 16 de agosto - O "Día del Niño" tem uma origem dolorosa. Ele foi adotado em memória das crianças mártires de Acosta Ñu, batalha da Guerra do Paraguai no Século XIX.
Foto: wikimedia commons Marcetw2
No conflito que colocou tropas de Brasil, Argentina e Uruguai unidas contra os paraguaios, a Batalha de Acosta Ñu teve crianças e adolescentes paraguaios no front. No Brasil, o confronto ficou conhecido como Batalha de Campo Grande.
Foto: wikimedia commons NapoleónFranzIV
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Imagem Freepik