Além disso, provoca uma coceira que provoca incômodo e ecpõe a pessoa a uma situação vexaminosa. Veja algumas dicas simples para evitar a caspa no dia a dia.
Foto: Freepik
1- Não durma com os cabelos molhados - Dormir sem secar os cabelos enfraquece os fios e propicia o surgimento da caspa
Foto: gpointstudio/Freepik
Isso porque os cabelos molhados, ao ficarem abafados no travesseiro, atraem a proliferação de fungos. Você pode usar secador para pelo menos atenuar a umidade.
Foto: Imagem Freepik
2 - Não lave os cabelos todos os dias - Com receio de ficar com os cabelos sujos - até por causa do risco de contaminação - muita gente adotou o hábito de lavar os cabelos diariamente na época da pandemia da Covid. E manteve esse costume.
Foto: Hannah Xu/Unsplash
A lavagem diária dos cabelos desgasta os fios e retira a oleosidade natural que protege o couro cabeludo, aumentando a produção de sebo. O ideal é lavar dia sim, dia não.
Foto: Chris Slupski/Unsplash
3 - Nunca descuide da higiene - A limpeza do cabelo deve ser feita conforme o tipo do fio. Portanto, a escolha dos produtos certos e o modo de usar afetam diretamente a manutenção do couro cabeludo.
Foto: Valuavitaly por Freepik
Na hora de secar os cabelos, use toalha sempre limpa, sem manter a mesma por tempo excessivo. As toalhas de mão e de rosto devem ser trocadas a cada 2 dias e as de banho no mínimo semanalmente, deixando-as bem esticadas após o uso
Foto: Freepik
4- Use shampoo anticaspa - Um shampoo adequado pode ajudar a combater a seborreia, que causa a descamação do couro cabeludo.
Foto: Freepik
Após aplicar o shampoo indicado para o combate à caspa, é importante fazer movimentos circulares de massagem na cabeça.
Foto: jacqueline macou pixabay
5- Não lave os cabelos com água quente. A dermatite seborreica acontece por causa da alta oleosidade no couro cabeludo. Temperaturas elevadas intensificam esse problema. P
Foto: pixabay
água quente pode danificar os cabelos porque ela remove os óleos naturais do couro cabeludo, deixando-os secos e frágeis. Além disso, o calor excessivo pode abrir as cutículas dos fios, tornando-os mais suscetíveis à quebra e ao frizz. Com o tempo, isso pode resultar em cabelos opacos e sem vitalidade. Prefira água morna ou fria.
Foto: user18526052 por freepik
6- Use máscara capilar de forma correta - É um tratamento intensivo que nutre e hidrata profundamente os fios, promovendo reparação e saúde ao cabelo. Ela ajuda a restaurar a umidade, combater o frizz e aumentar o brilho
Foto: Freepik
A máscara capilar ajuda no tratamento do cabelo, mas não deve ser aplicada na raiz, pois isso pode provocar excesso de oleosidade, favorecendo o surgimento de caspas. Para usar, aplique a máscara após lavar o cabelo com shampoo, distribuindo uniformemente pelos fios, e deixe agir de 5 a 20 minutos. Enxágue bem e finalize com condicionador para selar a hidratação.
Foto: Freepik
7 - Evite o estresse e a ansiedade . Várias doenças dermatológicas têm origem no descontrole emocional.
Foto: Andrea Piacquadio pexels
Por isso, tente conter a ansiedade e o nervosismo com atividades que ajudem a acalmar no dia a dia: exercícios físicos, música, meditação, leitura, etc.
Foto: Youtube/ Zenws
8 - Evite usar chapéu e boné por muito tempo . Bonés ou chapéus podem deixar seu visual descolado. Mas, se você usá-los com muita frequência, provavelmente vai sofrer com caspas
Foto: Freepik
É que o uso de chapéus ou bonés impede que a pele "respire", provocando a proliferação de fungos causadores da seborreia.
Foto: Racool Studio por freepik
9 - Faça uma alimentação saudável . Uma alimentação leve e equilibrada ajuda em tudo no organismo, inclusive nos cabelos e no couro cabeludo.
Foto: Jasmin Schreiber Unsplash
Alguns alimentos, particularmente, fazem bem à saúde capilar. Entre eles, salmão, sardinha, atum, nozes e amêndoas. Fuja de frituras e embutidos.
Foto: Nadine Primeau/Unsplash
10 - Procure um dermatologista - Quando a caspa persiste, apesar dos cuidados do dia a dia, é fundamental procurar um especialista
Foto: Imagem Freepik
Um dermatologista pode fazer a avaliação adequada e indicar o tratamento que possa resolver o problema, inclusive com uso de medicamentos se for necessário.
Foto: Drazen Zigic/Freepik
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Freepik