Educação: desafios para o progresso no Brasil

Janeiro é mês de celebração do aprendizado. Afinal, em 24/1 comemora-se o Dia Internacional da Educação, e o Flipar traz uma reflexão sobre os principais desafios do setor no Brasil.

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O Censo da Educação, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), divulgado em fevereiro de 2024, com dados levantados em 2020/2021, revela que o futuro da Educação Básica está ameaçado pela falta de professores.

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Pelo menos 58% dos alunos de licenciatura, destinada à formação de docentes, abandonam o curso antes de obter o diploma. É a maior taxa de abandono da última década.

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Ainda segundo o Censo, o Brasil tem mais de 68 milhões de pessoas acima de 18 anos que não concluíram a Educação Básica. Entre 18 e 24 anos, são mais de 4 milhões. As maiores taxas de repetência e evasão escolar acontecem no Ensino Médio, respectivamente 3,9% e 5,9%.

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O ensino técnico, como parte do Ensino Médio, teve evolução no último Censo, com o crescimento das matrículas. De 1,9 milhão em 2019 para 2,37 milhões em 2023. Do total, 1,3 milhão foram na rede pública e 1,07 milhão na rede privada.

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Segundo dados da Associação Brasileira de Fabricantes e Importadores de Artigos Escolares (Abfiae), os preços dos materiais escolares apresentaram um aumento médio de 7% em comparação a 2024. A alta nos valores é atribuída a diversos fatores, incluindo a inflação, a elevação dos custos de matérias-primas e a valorização do dólar.

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Novas regras para o ensino à distância no Brasil serão apresentadas até fevereiro. A criação de cursos de graduação EaD está suspensa até março de 2025. A medida foi tomada, em junho de 2024, após aumento expressivo da modalidade, que cresceu 700% em dez anos.

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Segundo o Censo Escolar 2021, 5,2 mil escolas não têm banheiros. Existem ainda 8,1 mil escolas sem acesso à água potável e 7,6 mil sem esgoto. Muitas escolas enfrentam carências de recursos básicos, como materiais didáticos, merenda e manutenção.

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O presidente Lula lançou no dia 14 de janeiro o programa Mais Professores para o Brasil. A iniciativa reúne um conjunto de ações integradas para promover a valorização e a qualificação dos professores da educação básica, assim como o incentivo à docência. Estima-se que o programa beneficiará cerca de 50 milhões de pessoas.

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"É a formação intelectual do nosso povo, a nossa formação profissional, que faz com que o país possa crescer economicamente e culturalmente, e possa ter competitividade e qualidade nas coisas que faz. A criança, quando levanta de manhã, não pode imaginar que vai para o sofrimento", disse.

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O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025 não teve, pela primeira vez desde 2010, vagas com qualquer tipo de bônus regional, uma pontuação extra que 1,3 mil cursos deram para candidatos que vivessem nas imediações dos campi.

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Essa foi uma decisão do Supremo Tribunal Federal, que incomodou as universidades, especialmente de áreas distantes de grandes centros urbanos, e que agora buscam alternativas.

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Em meio a essas adversidades, a instituição social DPA (De Peito Aberto) tem se destacado por utilizar estruturas públicas para promover atividades educacionais e esportivas adaptadas a diferentes faixas etárias. Atualmente, ela atua em MG, BA e PA, com planos de expansão para levar seu impacto a outras regiões do Brasil.

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Entre os projetos, o Esporte na Cidade se consolidou mostrando como a educação e o esporte podem caminhar juntos. Por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, com patrocínio de grandes empresas e parcerias com prefeituras locais, o projeto oferece modalidades como basquete, judô, vôlei e futebol.

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“A educação, aliada ao esporte, é uma forma de construir pontes para um futuro mais inclusivo e sustentável. Nosso objetivo é ampliar essas oportunidades e continuar transformando vidas”, destaca Wenceslau Madeira, fundador e atual diretor-presidente.

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Em 2021, o projeto Esporte na Cidade – Núcleo Salvador foi um dos vencedores do Prêmio de Serviço Público das Nações Unidas, na categoria “Promoção de serviços públicos com perspectivas de gênero para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)”.

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