7 expressões que muito provavelmente você usa errado
Confira!
Foto: Adrian Swancar /Unsplash
ERRADO ❌
A forma correta é nada de mais. Essa expressão indica que nada fora do normal aconteceu, ou seja, que nada foi feito acima do que é considerado normal e habitual. (01/08)
Foto: Terra
ERRADO ❌
As formas corretas são: eu o vi, eu o ouvi, eu o chamei ou eu vi-o, eu ouvi-o, eu chamei-o. Nas expressões erradas, o pronome ele atua como objeto direto, complementando verbos transitivos diretos. Assim, não deverá ser usado o pronome pessoal reto ele, mas um pronome pessoal oblíquo átono relativo à 3.ª pessoa do singular que assuma a função de objeto direto: o, a. (02/08)
Foto: Terra
ERRADO ❌
A forma correta é nada a ver. Essa expressão é usada para indicar que duas ou mais coisas não estão relacionadas, que uma coisa não corresponde ou diz respeito a outra. (03/08)
Foto: Terra
ERRADO ❌
A forma correta é ela mesma fez. Embora com alguns sentidos a palavra mesmo seja invariável, no caso em questão aceita flexão em gênero e número, concordando com o sujeito gramatical. Isso acontece porque a palavra mesmo atua como um adjetivo, reforçando que se trata da pessoa referida através do pronome. (04/08)
Foto: Terra
ERRADO ❌
A forma correta é faz dois anos. Quando usado para indicar tempo decorrido, o verbo fazer atua como um verbo impessoal, sem sujeito, sendo conjugado apenas na 3.ª pessoa do singular: faz três horas, faz cinco dias, faz duas semanas... (05/08)
Foto: Terra
ERRADO ❌
A forma correta é para eu fazer. Quando o pronome pessoal assumir a função de sujeito, sendo seguido por um verbo no infinitivo, deverá ser usado um pronome pessoal reto (eu). (05/08)
Foto: Terra
ERRADO ❌
A forma mais correta é há dez anos. Embora frequentemente usada, inclusivamente por escritores renomados, esta expressão é considerada redundante. O advérbio atrás é desnecessário para indicar o passado, dado o verbo haver, conjugado como verbo impessoal, já indicar tempo decorrido. (07/08)
Foto: Terra
Acompanhe a Educar 🌎
Na vertical de educação e carreira do Terra, você se mantém atualizado de forma descomplicada. (08/08)
Foto: Rad Cyrus / Unsplash