A médica que liderou os testes da vacina na pandemia

Ela foi condecorada pela Rainha Elizabeth II, jantou na casa de Bill Gates e conheceu Mandela

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Quem é?

Natural do Rio de Janeiro, Sue Ann Costa Clemens é médica infectologista, pediatra, pesquisadora e professora em diversas universidades ao redor do mundo.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Infância

Na infância, ela se aproximou naturalmente da ciência. Sua avó paterna, por exemplo, caçava cobras para contribuir com o desenvolvimento de soros antiofídicos. Sue, sem saber, já auxiliava na criação de imunizantes ao acompanhá-la nessas caçadas.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Formação

Sue estudou em escola pública e deu início à sua trajetória como professora nos Centros Integrados de Educação Pública, no Rio. Depois, se graduou em medicina e realizou seu mestrado na UFF.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Mestrado em vacinologia

Pioneira, ela criou o primeiro mestrado em vacinologia do mundo na Universidade de Siena, na Itália, onde também é pesquisadora.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Mandela

Em 2002, a médica conheceu o líder Nelson Mandela em uma conferência sobre a falta de vacinas no continente africano. Após o encontro, ela passou a colaborar no desenvolvimento de imunizantes para o continente.

Foto: Reuters

Vacinas do Rotavírus e HPV

Atualmente, a médica é professora na Universidade de Oxford e no Instituto Carlos Chagas. Ela já contribuiu para o desenvolvimento de vacinas, incluindo as do Rotavírus e do HPV.

Foto: Reprodução: Instituto Carlos Chagas

Jantar com Bill e Melinda

Em 2012, Sue e seu marido, o também médico de nacionalidade alemã, Ralf Clemens, foram convidados para jantar na casa de Bill Gates e de sua esposa, Melinda. O objetivo do bilionário era convidá-los para integrarem o comitê científico de sua fundação.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Fundação de Bill Gates

Sue chefia o comitê científico da Fundação Bill e Melinda Gates, que busca desenvolver um novo imunizante contra a poliomielite. A instituição filantrópica foi criada por Bill Gates, em 2000.

Foto: Reprodução: Redes Sociais

Vacina contra covid-19

A brasileira ficou famosa nacionalmente após conseguir um financiamento para os testes da vacina Oxford/AstraZeneca no Brasil. Além disso, foi responsável por coordenar os estudos nos centros de testagem do imunizante no País durante a pandemia.

Foto: Estadão Conteúdo

Sua história em livro

Em 2021, Sue decidiu lançar 'História De Uma Vacina', livro que conta sua trajetória desde a infância até o desenvolvimento da vacina contra a covid-19 no Brasil.

Foto: Unifesp

Condecorada pela Rainha

Também em 2021, Sue Ann foi condecorada pela Rainha Elizabeth II com o título de Comandante do Império Britânico por sua atuação no desenvolvimento da vacina Oxford/AstraZeneca.

Foto: Instituto PENSI

Acompanhe a Educar 📚

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil