10 fatos históricos e atuais que podem cair no Enem 2024

Especialistas em História, Geopolítica e Climatologia apontam possíveis temas para o Enem 2024

Foto: Estadão Conteúdo

Provas

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Este ano, diversos marcos importantes da história do mundo devem compor as provas. Veja 10 temas que têm grandes chances de serem cobrados nas provas.

Foto: Unplash

200 anos da 1ª Constituição Brasileira (1824–2024)

Segundo o professor Matheus Lima explica, uma forma de o assunto ser cobrado é o comparativo entre a Constituição de 1824 e a Constituição de 1988. A diferença é a centralização do poder nas mãos do imperador D. Pedro I, enquanto a Carta atual amplia a participação política e os direitos sociais.

Foto: IDGE

40 Anos do Movimento Diretas Já (1984–2024)

O movimento que marcou a redemocratização do Brasil pode aparecer em questões ligadas à mobilização popular. "A luta pelas Diretas Já, mesmo sem sucesso imediato, criou o clima necessário para a consolidação da democracia no Brasil", diz Daniel Medeiros, doutor em Educação Histórica.

Foto: Brasil Escola

70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (1948–2018)

"Ela estabeleceu princípios que hoje fazem parte do arcabouço jurídico brasileiro, especialmente na proteção dos direitos fundamentais", comenta Matheus Lima.

Foto: Brasil Escola

30 Anos do Fim do Apartheid (1994–2024)

Nelson Mandela liderou a luta contra o fim do Apartheid na África do Sul em 1994 e se tornou um símbolo do movimento antirracista. "O Enem pode traçar paralelos entre o fim do Apartheid e o racismo estrutural no Brasil, onde, apesar do fim da escravidão, ainda lidamos com desigualdades profundas", analisa Daniel Medeiros.

Foto: Brittanica

30 Anos do Dia Internacional dos Povos Indígenas (1994–2024)

"O Enem pode abordar os desafios atuais enfrentados pelos povos indígenas, como a pressão sobre suas terras devido ao agronegócio e à mineração", afirma Matheus Lima.

Foto: Governo Federal

Expansão dos Brics

Em 1º de janeiro de 2024, o bloco econômico, que inclui o Brasil, ganhou mais países: Egito, Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Etiópia e Irã. "O BRICS+ representa uma força econômica significativa, e o papel do Brasil no grupo pode ser explorado em questões relacionadas à geopolítica global", aponta o especialista Eduardo Lopes.

Foto: Governo Federal

Mudanças Climáticas (2023–2024)

A prova também pode trazer questões ligadas à tragédia no Rio Grande do Sul e aos fenômenos El Niño/La Niña. "O Enem pode explorar a relação entre fenômenos climáticos e políticas de mitigação de desastres, conectando o impacto do El Niño com eventos como as chuvas no Rio Grande do Sul", explica Lopes.

Foto: MetSul Metereologia

60 Anos do Golpe Militar no Brasil (1964–2024)

"A ditadura militar no Brasil foi um período de intensas restrições aos direitos civis, e a análise de suas consequências ainda é fundamental para entender a nossa democracia", comenta Medeiros.

Foto: Agência Brasil

Encontro do G20 (2024)

O Brasil sediará o encontro do G20, o que trará questões ligadas ao combate à fome e ao desenvolvimento sustentável. "O papel do Brasil nas discussões internacionais e sua liderança em temas como o combate à pobreza e às mudanças climáticas serão de grande relevância no Enem", diz Lopes.

Foto: Agência Brasil

Abalos Sísmicos Globais (2023)

Terremotos como os da Turquia e da Síria em 2023 podem ser abordados no Enem 2024. "Eventos como esses mostram a importância de uma infraestrutura preparada e de políticas de resposta eficazes, algo que pode ser tema de atualidades e geopolítica", conclui Lopes.

Foto: Agência Brasil

Acompanhe a Educar

Todos os dias, a vertical do Terra produz conteúdos para te deixar informado sobre educação e carreira. Acesse o portal e nos siga nas redes.

Foto: Unplash