Quais os 7 estados com maior taxa de analfabetismo no Brasil

Dados do IBGE preocupam Norte e Nordeste

Foto: Foto:Istock

Dados alarmantes

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE) em junho, aponta que 9,6 milhões de pessoas com 15 anos de idade ou mais não sabiam ler e escrever no País em 2022. Veja de onde são a maioria delas.

Foto: Foto:Istock

Piauí

O estado nordestino se destaca de forma negativa: segundo a PNAD, 14,8% das pessoas acima de 15 anos do Piauí não sabiam ler ou escrever em 2022.

Foto: Marcio Anderson via Getty Images

Alagoas

Um dos menores estados da região nordeste, em termos de dimensões, é em Alagoas onde 14,4% da população acima de 15 anos não sabe ler ou escrever.

Foto: luoman via Getty Images

Paraíba

O percentual de pessoas analfabetas cai para 13,6%, na Paraíba, mas este ainda é um dos maiores índices do Brasil.

Foto: Jason Vigneron via Getty Images

Ceará

O estado repleto de belezas naturais tem uma realidade amarga: 12% entre os que têm mais de 15 anos não sabe como escrever ou ler.

Foto: Jari Vieira via Getty Images

Maranhão

O desempenho da população maranhense é semelhante ao registrado entre os vizinhos cearenses: 12% dos que têm mais de 15 anos não sabem ler ou escrever.

Foto: Ignacio Palacios via Getty Images

Sergipe

Também um pequeno estado nordestino em extensão territorial, Sergipe está entre os 7 estados com maior índice de analfabetização: 11,7%.

Foto: Carlos Maranhao via Getty Images

Pernambuco

Os índices de analfabetos também não são de se orgulhar na terra do frevo. Entre os que têm mais de 15 anos, 11% não sabem ler ou escrever.

Foto: João Guilherme de Carvalho via Getty Images

Acompanhe na Educar

Diariamente a vertical de educação traz conteúdos para te manter informado. Acompanhe o site e nos siga nas redes sociais.

Foto: Foto:Istock