Eric Bana faz 56 anos: Australiano ganhou fama em Hollywood

O ator australiano Eric Bana faz 56 anos em 9/8/2024. Nascido em Melbourne, ele começou a carreira em 1993 e tem atuado em diversos filmes de sucesso.

Foto: Instagram

Eric Bana é o nome artístico de Eric Banadinović. Filho de pai croata e mãe alemã, começou sua carreira como comediante em "Full Frontal" antes de ganhar o reconhecimento crítico na cinebiografia "Chopper" (2000).

Foto: Instagram

Eric Bana é o mais novo de dois filhos do casal. O ator tornou-se conhecido na Austrália, precisamente, por causa do humor. Primeiramente, com a atuação na série "Full Frontal", em 1997. Além disso, co-produziu o programa "The Eric Bana Show"; em 2000.

Foto: Instagram @eric.bana50

Em seguida, estreou no filme "Something in the air", para a TV australiana, passo importante para o lançamento da sua carreira para outros horizontes.

Foto: Instagram @eric.bana50

O grande desafio da sua carreira foi interpretar o papel de Marke Chopper Read, em "Chopper, memórias de um criminoso";. Para este filme, teve que engordar treze quilos e tatuar o seu corpo, de modo a aproximar a sua personagem ao verdadeiro Read.

Foto: Flickr Gage Skidmore

Mais tarde, veio a integrar o elenco do filme "Falcão Negro em Perigo", A obra é baseada em fatos, tendo como inspiração um livro de mesmo nome, do autor americano Mark Bowden. Ela descreve os acontecimentos da Batalha de Mogadíscio, ocorrida entre 3 e 4 de outubro de 1993 na Somália.

Foto: Instagram @eric.bana50

Em 2003, tornou-se mais conhecido ao interpretar o Dr. Bruce Banner no filme "Hulk", famoso personagem das Historias em Quadrinhos da Marvel Comics. No mesmo ano, também deu voz a Anchor, na Animação "Procurando Nemo"

Foto: Divulgação

No filme, Bruce Banner (Eric Bana) é um cientista que teve problemas em sua infância. Na ocasião, foi adotado e passou por uma experiência traumática após a morte de seus pais.

Foto: Divulgação

Em uma tentativa desesperada de salvar um amigo, Banner se atira defronte o gammasphere e absorve a radiação gama lançada. No entanto, de forma inexplicável, o acidente não o mata. Mas o faz permanecer durante algum tempo no hospital sob observação.

Foto: Divulgação

Com a recuperação, Bruce Banner tem que precisa lidar com estranhas modificações em seu corpo a cada vez que fica com raiva. Lou Ferrigno foi o primeiro intérprete de Bruce Banner em um filme, mesmo que tenha sido feito para a TV. Edward Norton e Mark Ruffalo também interpretaram o super-herói.

Foto: Divulgação

No ano seguinte, participou do sucesso de bilheteria "Troia". No filme, Bana vive o papel de Heitor ao lado de outros nomes já conhecidos para os lados de Hollywood: Brad Pitt (Aquiles) e Orlando Bloom (Páris).

Foto: Divulgação

Com prestígio no cinema mundial, Eric Bana foi um dos atores que estava cotado para o papel de James Bond após a saída de Pierce Brosnan.

Foto: Instagram @eric.bana50

Eric Bana, na sequência, foi uma surpresa ao participar no famoso e premiado filme de Steven Spielberg, "Munique", trama com a atuação de Daniel Craig e Geoffrey Rush. Esta foi sua melhor interpretação nos cinemas, segundo a crítica especializada.

Foto: Instagram @eric.bana50

O filme também causou grande polêmica por parte da crítica cinematográfica. A obra fala dos acontecimentos a respeito do grupo terrorista Setembro negro e o Massacre nos Jogos Olímpicos de Verão de 1972 em Munique. Sucesso de crítica, o filme foi nomeado para cinco Oscars em 2006.

Foto: Instagram @eric.bana50

Bana foi convidado, em 2006, a integrar a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Com isso, em 2007, filmou com Drew Barrymore em "Bem-vindo ao jogo", que conta a história de um jogador profissional de pôquer

Foto: Instagram @eric.bana50

Em 2008, Bana deu vida ao personagem de Henrique VIII da Dinastia Tudor da Inglaterra no filme "A Outra". A obra foi baseada no texto livro literário "A Irmã de Ana Bolena", de Philippa Gregory. Contou também com a atuação de Natalie Portman, e Scarlett Johansson.

Foto: Instagram @eric.bana50

Em 2009, interpretou o vilão Nero, em "Star Trek", um romulano "muito perturbado", segundo palavras do "velho" Spock.

Foto: Flickr Gage Skidmore

Bana é membro de projetos de caridade para jovens sem-teto, Youth Off The Streets. Em 2008, ele apareceu com o padre Chris Riley em uma propaganda para apoiar apelo anual da organização

Foto: Instagram @eric.bana50

Participou de "Te Amarei para Sempre", em 2009, do gênero drama romântico-científico, dirigido por Robert Schwentke. O filme tem roteiro baseado no livro "A Mulher do Viajante do Tempo", de Audrey Niffenegger, e é inspirado na canção "Hard to Say I'm Sorry", composta por Peter Cetera e David Foster e gravada em 1982 pela banda Chicago.

Foto: Divulgação

Em "Hanna", viveu um ex-agente da CIA, que criou a filha, interpretada por Saoirse Ronan, para ser a assassina perfeita. No entanto, ela leva uma vida completamente diferente da de qualquer outro jovem de sua idade.

Foto: Instagram @eric.bana50

Atuou no filme "A Fuga", como um dos irmãos Addison, que vivem em uma região próxima à fronteira com o Canadá e sofrem um acidente durante a fuga de um assalto cometido por eles. Também esteve em "Circuito Fechado", como um dos advogados que defendem um homem acusado de um ataque a bombas em Londres.

Foto: Flickr Jay Maidment

Participou dos filmes "O Grande Herói" e "Livrai-nos do mal". Neste segundo, interpretou o policial Ralph Sarchie, que tem uma intuição especial, que sempre o leva a combater casos extremos e perigosos.

Foto: Instagram @eric.bana50

Em 2016, esteve em três obras diferentes. Na primeira delas, da Netflix, "Correspondentes Especiais", em que os personagens jornalistas fingem os próprios sequestros. Em "Os escritos secretos", fez o psiquiatra Dr. Stephen Grene, enquanto em "Horas decisivas" interpretou o personagem Daniel Cluff.

Foto: Flickr Elsa Yaskovskaya

Spielberg é um documentário americano de 2017 dirigido por Susan Lacy e é centrado na carreira do diretor de cinema Steven Spielberg Eric Bana participou para falar sobre o célebre cineasta, que entrou para a história de Hollywood.

Foto: Flickr Jay Maidment

Em "Rei Arthur - A Lenda da Espada", interpretou o Uther Pendragon, o Rei dos Bretões e pai do Rei Arthur. Além disso, também esteve em ""David Stratton – A Cinematic Life".

Foto: - David Shankbone/Wikimédia Commons

"Dirty John - O Golpe do Amor" é uma série de televisão estadunidense baseada no podcast homônimo de Christopher Goffard, que estreou em 25 de novembro de 2018, no canal Bravo. Bana interpretou o personagem John Meehan, enquanto a obra teve uma resposta positiva dos críticos

Foto: Instagram @eric.bana50

Foi destaque em "Segredos de um passado". O ator fez Aaron Falk, que retorna à sua cidade natal para assistir ao trágico funeral de seu amigo de infância, que assassinou sua esposa e filho antes de tirar a própria vida.

Foto: Divulgação

Quando cinco mulheres participam de um retiro corporativo e apenas quatro saem do outro lado, os agentes federais Aaron Falk e Carmen Cooper se aprofundam nas cordilheiras vitorianas para investigar na esperança de encontrar sua informante denunciante, Alice Russell. Bana interpreta Aaron Falk em "The Dry 2: Força da Natureza" (2024) .

Foto: Divulgação

Na vida pessoal, o ator se casou com a publicitária Rebecca Gleeson em 1997. O casal tem dois filhos: Klaus Banadinovich e Sophia Banadinovich.

Foto: Divulgação

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Instagram