Eurotúnel: Marco da engenharia ganhou status de maior túnel submerso do mundo
Foto: Billy69150/Wikimédia Commons
O canal da Mancha é um braço de mar que faz parte do Atlântico e separa a ilha da Grã-Bretanha do norte da França. No dia 29/3/1987, a então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher e o presidente da França, François Mitterrand, assinaram o acordo para construir o chamado Eurotúnel.
Foto: Billy69150/Wikimédia Commons
Os planos de uma conexão direta entre a Grã-Bretanha e o continente surgiram ainda no início do século XIX, mas as Guerras Napoleônicas (1803 a 1815) impediram que a ideia fosse adiante. Na foto, um novo projeto, idealizado em 1856.
Foto: Domínio Público/Wikimédia Commons
Logo após a Segunda Guerra Mundial, projetos inovadores disputaram a chance de elaborar um caminho que pudesse encurtar a viagem e a distância entre as pontas do Canal da Mancha. Algo que culminou no projeto Eurotúnel em maio de 1994.
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Em dezembro de 1984, o consórcio franco-britânico 1984 Euro Route foi fundado. O projeto foi baseado em uma ligação ferroviária e rodoviária, seguindo o princípio “ponte-túnel-ponte” já proposto em 1960.
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O grupo France Manche apresentou seu projeto: um túnel de 50 km, dos quais 37 km estão sob o mar. Construído somente para ferrovias, ele tinha dois túneis para tráfego e um central para ventilação, uma plataforma de embarque de veículos em plataformas específicas e trens de dois andares.
Foto: Flickr Langevin Jacques
Em 6 de maio de 1994, a 100 metros debaixo da água, a Rainha Elizabeth II e François Mitterrand inauguraram o Eurotúnel, um verdadeiro feito da tecnologia marítima e da diplomacia desde os tempos de Napoleão.
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O canal da Mancha tem aproximadamente 563 km (350 milhas) de comprimento e sua parte mais larga é de 240 km (150 milhas). Seu ponto mais estreito (de Dover) tem apenas 33 km (20 milhas), de Dover até o cabo Gris Nez.
Foto: -Instagram @eurotunnel
Ele se tornou o maior túnel submerso do planeta na era moderna. Sendo um exemplo de como o avanço da engenharia pode expandir horizontes e contribuir para o desenvolvimento econômico da sociedade.
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Para se ter uma ideia, 26% das mercadorias comercializadas entre o Reino Unido e a Europa Continental passam pelo Eurotúnel, o que representa um valor de 138 bilhões de euros por ano.
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Antes de sua construção, para ir de Londres a Paris era preciso percorrer um trajeto de cerca de seis ou sete horas, por meio de trem e de balsa. Com o Eurotúnel, é possível fazer a mesma viagem em duas horas e meia – de trem.
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Em seis anos de obras, o investimento chegou a 4,65 bilhões de libras (R$ 67,6 bilhões na cotação atual). As escavações, feitas com máquinas de alta tecnologia, empregaram 15 mil trabalhadores e levaram sete anos para serem concluídas.
Foto: Instagram @eurotunnel
Em 1990, um ato simbólico marcou o andamento das obras. Na metade do túnel, os mineiros Graham Fagg e Phillippe Cozzette trocaram as bandeiras dos seus países
Foto: Divulgação
Uma ponte–túnel também pode ser chamada de ligação fixa ou cruzamento fixo. Ela é uma conexão permanente e ininterrupta através de um corpo de água, por estrada ou caminho-de-ferro, que utiliza uma combinação de pontes, túneis e faixas de rodagem.
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Para atravessar um corpo de água, a construção de um túnel é geralmente uma solução mais dispendiosa que a construção de uma ponte. No entanto, os requisitos poderão limitar o uso de pontes elevadas ou levadiças ao cruzar os canais de navegação, tornando necessário o uso de um túnel.
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Conheça nas próximas imagens alguns dos Túneis Subaquáticos do mundo, que procuram desafogar o trânsito e trazer alternativas para a aproximação de duas cidades ou países.
Foto: Mariza Oliveira - Flickr
Além do Eurotúnel, outros túneis subaquáticos se espalharam pelo mundo. Um deles é a da baía de Jiaozhou, rodoviário submarino, localizado em Shandong, no leste da China. Fica na baía de Kiauchau, conectando o distrito de Huangdao com a cidade de Qingdao.
Foto: Youtube Canal Street Food Tour
O Túnel da baía de Jiaozhou tem 9,47 quilômetros de extensão, incluindo um trecho que se localiza abaixo do nível do mar. Começou a ser construído em 27 de dezembro de 2006 e foi aberto à comunidade em 1 de julho de 2011, dois meses depois do previsto.
Foto: Youtube Canal Street Food Tour
A Ligação Fixa do Estreito de Fehmarn, por sua vez, é um túnel projetado para a realização de uma ligação fixa da travessia do Estreito de Fehmarn, entre a Dinamarca e a Alemanha. Femern Bælt fica na parte ocidental do Mar Báltico que liga a Baía de Quiel e a Baía de Meclemburgo.
Foto: Youtube Canal @fireballenterprises00
A ligação marítima entre as duas ilhas é efetuada pela Scandlines, através dos portos de Puttgarden e de Rødby. Prevê-se que a partir 2029 a ilha dinamarquesa de Lolland e a ilha alemã de Fehmarn serão conectadas diretamente.
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Marmaray é um projeto ferroviário que liga as partes europeia e asiática de Istambul, na Turquia, por um túnel submarino debaixo do Bósforo. O nome provém da combinação de "Mármara", o nome do mar onde ao qual o Bósforo se liga muito perto do local onde passa o túnel, e de ray, a palavra turca para "trilho".
Foto: Reprodução de vídeo RTVE
A construção do projeto começou em maio de 2004. Inclui um trecho submarino de 13,3 km em Istambul e o melhoramento de 63 km de linhas suburbanas para criar uma linha de alta capacidade com 76,3 km de extensão entre Gebze e Halkalı.
Foto: Reprodução world Map
O Seikan é um longo túnel ferroviário sob o estreito de Tsugaru, no Japão e, atualmente, o segundo mais longo do mundo, com 65,23 quilômetros. Em 15 de outubro de 2010, o Túnel de base de São Gotardo chegou à marca de 57 km.
Foto: Alljal - Wikimédia Commons
Inaugurado em 1988, o túnel Seikan é um pouco mais longo do que o Eurotúnel e contém um trecho de 23,3 quilômetros sob o leito marinho.
Foto: Reprodução Flickr
Conecta a prefeitura de Aomori, na ilha japonesa de Honshu, e a ilha de Hokkaido, como parte da linha Kaikyo do sistema ferroviário japonês.
Foto: Bmazerolles/Wikimédia Commons
Um túnel foi construído entre 1988 e 1992 na Baía de Sydney com o objetivo de desafogar o tráfego na Ponte da Baía de a capital australiana. O túnel conecta Warringah Freeway à Cahill Expressway. Em 2005 o túnel registrou um tráfego de 86800 veículos por dia.
Foto: - OSX/Wikimédia Commons
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Foto: Billy69150/Wikimédia Commons