Um dos cenários naturais mais espetaculares na Natureza é o das falésias. Essas formações rochosas são paredões íngremes que se estendem à beira do mar, formadas pela ação erosiva das ondas e das marés.
Foto: freepik wirestock
Embora estejam em todos os continentes, as falésias são mais comuns em regiões com climas tropicais e subtropicais, onde as ondas são mais fortes e as marés mais altas. Várias ficam no Brasil. Veja falésias espetaculares pelo mundo.
Foto: Matteo Ulisse Unsplash
10) Ronda, Espanha: A cidade se desenvolveu em cima de uma grande rocha, proporcionando uma aparência singular e encantadora, com casas construídas à beira de um penhasco próximo ao rio Tejo.
Foto: javier gonzalez pexels
A falésia de Ronda contribuiu para a defesa da cidade durante a Reconquista Espanhola, um período em que as regiões dominadas pelos mouros foram gradualmente retomadas pelos cristãos.
Foto: Hasmik Ghazaryan Olson na Unsplash
9) Canoa Quebrada, Brasil: Essas formações ficam a aproximadamente 182 km de Fortaleza, Ceará, e chegam a alcançar 30 metros de altura.
Foto: Flickr Priscilla Silveira
Desde as décadas de 60 e 70, as falésias de Canoa Quebrada atraem visitantes devido à sua paisagem deslumbrante e ao contraste vibrante entre o azul do oceano e as formações rochosas coloridas.
Foto: wikimedia commons George Vale
8) Torres, Brasil: A cidade costeira do Rio Grande do Sul é conhecida por formações rochosas imponentes ao longo da costa. Torre Norte (ou Morro do Farol), a Torre do Meio (ou Morro das Furnas) e a Torre Sul, na praia da Guarita, são pontos famosos.
Foto: wikimedia commons Skyfoto-Marcos Alexandre
As diferentes camadas de cores nas falésias, que variam de tons de vermelho, amarelo e marrom, oferecem uma paisagem deslumbrante e pronta para fotos incríveis!
Foto: wikimedia commons Luciano cta
7) Praia da Pipa, Brasil: Localizada no Rio Grande do Norte, essa praia é conhecida por suas paisagens impressionantes, com falésias que valorizam esse cenário natural.
Foto: divulgação prefeitura tibau do sul
O contraste entre as tonalidades de areia, argila e vegetação nas falésias resulta em uma vista espetacular. Além disso, as falésias proporcionam locais estratégicos para observar o pôr do sol no Oceano Atlântico.
Foto: wikimedia commons Rafael Vianna Croffi
6) Praia de Navagio ou Shipwreck, Grécia: Uma das praias mais famosas da Grécia, o lugar recebeu o apelido quando o navio contrabandista "Shipwreck" naufragou. A embarcação está lá até hoje e se tornou um ponto turístico muito requisitado.
Foto: Andrey Shevard Unsplash
Com alturas imponentes, as falésias oferecem uma vista espetacular para o mar turquesa. A praia é conhecida por sua areia branca, águas cristalinas e os penhascos de calcário.
Foto: Imagem de Greg Montani por Pixabay
5) Cabo Girão, Portugal: Essa falésia, na Ilha da Madeira, chega a ter 580 m de altitude, sendo um dos pontos mais altos da Europa. É lá que fica a Capela de Nossa Senhora de Fátima, construída em 1931.
Foto: wikimedia commons Luis Miguel Bugallo Sánchez (Lmbuga)
No topo da falésia, há um mirante com piso de vidro que oferece uma vista incrível para o mar e a cidade de Funchal.
Foto: wikimedia commons Dirk Klaassen
4) Etretat, França: Conhecidas pelo branco predominante que chama a atenção, essas rochas ficam na costa da Normandia, ao norte da França, em uma cidade chamada Etretat.
Foto: Max Avans pexels
A formação rochosa tem uma série de falésias. A mais famosa é Falaise d’Aval. Suas formas lembram várias esculturas, como a de uma cabeça de elefante, com a tromba mergulhando na água.
Foto: wikimedia commons W. Bulach
3) Moher, Irlanda: Localizadas no condado de Clare, na Irlanda, essas falésias cobrem mais de 8 km, com até 214 metros de altura. Anualmente, 1,5 milhão de pessoas visitam esse lugar.
Foto: Imagem de Tanja por Pixabay
Elas também são importantes para a preservação da biodiversidade da região, fornecendo habitat para uma variedade de espécies de plantas e animais.
Foto: Lukas Bato Unsplash
2) Falésias Brancas de Dover, Reino Unido: Estas formações rochosas de calcário se estendem por mais de 13 km, com profundidade entre 300 e 400 metros. A altura chega a 110 metros.
Foto: Ihor Malytskyi Unsplash
Ao longo de milhões de anos, essas falésias se formaram com camadas de giz, originadas dos restos de esqueletos de algas que flutuavam nos oceanos.
Foto: Daniel Andrews Unsplash
1) Preikestolen (Pulpit Rock), Noruega: Chegar ao topo da falésia sobre o fiorde de Lysefjord leva de quatro a cinco horas de caminhada. A gigantesca plataforma tem cerca de 30 metros e uma altura de 640 metros.
Foto: Pierre Bouillot Unsplash
De acordo com uma lenda local, a montanha se partirá e cairá no fiorde, gerando uma enorme onda de destruição, no dia em que sete irmãs se casarem com sete irmãos da região.
Foto: Samuel Killworth Unsplash
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: freepik wirestock