Maquete no Museu do Ipiranga reproduz a cidade de São Paulo no século 19
O tradicional Museu do Ipiranga, em São Paulo, tem entre os itens mais populares de seu acervo uma maquete que mostra como era a capital paulista em 1841, época do Brasil Imperial.
Foto: Facebook/Museu do Ipiranga
A obra foi encomendada ao artista holandês Henrique Bakkenist pelo então diretor do Museu do Ipiranga, o engenheiro e professor Afonso d’Escragnolle Taunay, por ocasião das comemorações do centenário da Independência do país, em 1922.
Foto: Facebook/Museu do Ipiranga
A ideia inicial de Taunay era que a maquete reproduzisse São Paulo em 1822, ano da Independência. No entanto, a falta de documentos e registros da época fez a base do trabalho ser uma carta de 1841 do engenheiro Carlos Abrão Bresser descrevendo a região central da cidade.
Foto: Facebook/Museu do Ipiranga
Em 2022, a maquete em gesso passou por uma minuciosa restauração. O modelo da São Paulo no século 19 exibe alguns prédios que ainda existem na cidade, como o Mosteiro de São Bento.
Foto: Facebook/Museu do Ipiranga
Inaugurado em 1895, o Museu do Ipiranga - nome popular do Museu Paulista da Universidade de São Paulo - tem um vasto e importante acervo relacionado à independência do Brasil. Ele é uma das inúmeras instituições da capital paulista que atraem a atenção de moradores e visitantes. Veja alguns locais que costumam ser visitados.
Foto: Webysther wikimedia commons
Biblioteca Municipal Mário de Andrade - Fundada em 1925, é a segunda com maior acervo do país, perdendo apenas para a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro. Sua arquitetura em art déco atrai os olhares pela beleza.
Foto: Wilfredor wikimedia commons
Parque Ibirapuera - Inaugurado em 1954, tem 1,5 milhão de m², no bairro Moema. Com jardins, museus e pavilhões, o parque é tombado pelo Patrimônio Histórico de São Paulo. A média de visitação é de 14 milhões de pessoas ao ano.
Foto: Reprodução do site parqueibirapuera.org Foto Rafael Neddermeyer/Fotos Públicas
Monumento às Bandeiras - A escultura gigante, feita por Victor Brecheret, faz uma homenagem aos bandeirantes dos séculos 17 e 18. Fica no Parque do Ibirapuera e foi inaugurada em 1954, no aniversário de 400 anos da cidade de São Paulo.
Foto: Reprodução do site cidadedesaopaulo.com/atrativos/monumento-as-bandeiras José Cordeiro/SPTuris
Obelisco do Ibirapuera - É um monumento funerário criado pelo arquiteto ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, com 72m de altura. Abriga os corpos de estudantes mortos na Revolução Constitucionalista de 1932 e de outros 713 ex-combatentes.
Foto: Reprodução do site http://wikimapia.org/
Pinacoteca de São Paulo - Um dos mais importantes museus de arte do Brasil. Foi inaugurado em 1905 e abriga mais de 10 mil peças da pintura brasileira dos séculos 19 e 20.
Foto: Wilfredor - Wikimédia Commons
Mercado Municipal de São Paulo - Fica no Centro Histórico e se destaca pela arquitetura que conjuga o art déco a outros estilos. Tem 12.600 m² e movimenta cerca de 350 toneladas de alimentos por dia. A média semanal é de 50 mil visitantes.
Foto: Renato Santiago Rodrigues - Wikimédia Commons
Theatro Municipal - Com estilo arquitetônico eclético, concebido por Ramos de Azevedo e inspirado na Ópera de Paris, foi inaugurado em 1911 e é palco das melhores produções líricas do país. É patrimônio nacional desde 1981.
Foto: Wilfredor wikimedia commons
Museu do Futebol - Foi criado dentro do Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho, o Pacaembu, na zona oeste paulistana. O espaço cultural mostra a história do futebol desde a chegada da modalidade ao Brasil até os dias atuais e exalta a importância do esporte na vida dos torcedores.
Foto: Reprodução do site Museu do Futebol - Atrações Turísticas de São Paulo
Neo Química Arena - Conhecida como Itaquerão, é a casa do Corinthians. O estádio foi inaugurado em 2014, tem grama natural e capacidade para 49.205 espectadores.
Foto: Reprodução do site contilnetnoticias.com.br
Allianz Parque - O estádio que é a casa do Palmeiras foi inaugurado em 2014, tem gramado padrão FIFA e, além do futebol, também é usado para espetáculos e eventos corporativos. Uma arena multiuso para 41.256 espectadores, erguida no local do antigo estádio Parque Antarctica.
Foto: Reprodução do site galeriadaarquitetura.com.br/slideshow/
Morumbi - Terceiro maior estádio do Brasil. Foi projetado para 150 mil espectadores, mas, com reformas e instalação de camarotes, sua capacidade caiu para 72.039. É o estádio que sedia os jogos do São Paulo, o Tricolor Paulista.
Foto: Dezordezor wikimedia commons
Bairro da Liberdade - Situado na zona central, é o maior reduto de japoneses da capital paulista. E também tem comunidades de imigrantes da China, Coreia e Taiwan. Possui farto comércio e promove festas típicas da tradição japonesa que atraem moradores e turistas.
Foto: nboliveira - Flickr
Parque da Independência - Tem 161 mil m². Inaugurado em 1989, às margens do rio do bairro do Ipiranga, faz parte do patrimônio histórico cultural brasileiro. Foi ali que Dom Pedro I deu o Grito da Independência do país.
Foto: Webysther wikimedia commons
Glória Imortal dos Fundadores de São Paulo - O monumento criado por Amedeo Zani foi inaugurado em 1925, no Pátio do Colégio, área onde começou a ocupação de São Paulo pelos jesuítas, no centro do município.
Foto: Reprodução do site 2.bp.blogspot.com
Catedral da Sé - É o quarto maior templo neogótico do mundo. Começou a ser construída em 1913 e foi inaugurada em 1954, inacabada. Ficou pronta em 1967. Os restos mortais do cacique Tibiriçá e dos jesuítas Manuel da Nóbrega e José de Anchieta estão na cripta da catedral.
Foto: Webysther Nunes - wikimedia commons
Marco Zero de São Paulo - Fica em frente à catedral. Em forma de prisma hexagonal, revestido de mármore, serve na ordenação urbana. Dali se definem as numerações dos imóveis, conforme a distância até o monumento. Feito em 1934, tornou-se patrimônio nacional em 2007.
Foto: Marco - Flickr
Viaduto do Chá- Situado no Vale do Anhangabaú, a estrutura de concreto foi construída em 1939 para substituir o antigo viaduto, inaugurado em 1892, cuja estrutura metálica ficou obsoleta e perigosa. Marco na cidade, é cenário de várias filmagens.
Foto: Felipe Mostarda - wikimedia commons
Monumento a Ramos de Azevedo- Conjunto de esculturas em bronze e granito, assinado por Galileo Emendabili, em memória do arquiteto e urbanista Francisco de Paula Ramos de Azevedo. Fica na Cidade Universitária Armando de Salles Oliveira.
Foto: Reprodução do site descubrasampa.com.br Foto Sérgio Brisola
Mãe Preta - A escultura de bronze retrata uma mulher negra amamentando uma criança branca, no Largo do Paissandu, no Centro Histórico de São Paulo. A obra de Júlio Guerra, inaugurada em 1955, é ponto de encontro para atos do movimento negro.
Foto: Osvaldo Natal Forcelli - Flickr
Memorial da América Latina - Inaugurado em 1989, tem acervo permanente de obras de arte, biblioteca com 30 mil volumes e espaço para eventos culturais. Fica em um terreno de 85 mil m² no bairro da Barra Funda. Tem arquitetura de Oscar Niemeyer e projeto cultural de Darcy Ribeiro.
Foto: Ana Paula Hirama - wikimedia commons
O monumento Mão se destaca no Memorial. Com 7m de altura, a obra criada por Oscar Niemeyer homenageia os mártires do continente que perderam sua vida em prol da liberdade. O aparente sangue na palma da mão tem o formato da América Latina. e "escorre" até o chão.
Foto: Reprodução do site guia.melhoresdestinos.com.br Foto Monique Renne
Avenida Paulista - Centro financeiro, cultural e de lazer de São Paulo. Um símbolo da grandiosidade da cidade mais rica do país. Ponto escolhido para grandes eventos e manifestações.
Foto: Reprodução do site saopaulosecreto.com Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas
Masp - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, aberto em 1947. Tem um vão de 70m sob 4 pilares, concebido pelo engenheiro José Carlos Ferraz. Possui grandes coleções de arte de vários países e peças arqueológicas. Com um acervo de 8 mil peças, tombado pelo patrimônio nacional, tem uma das maiores bibliotecas especializadas em arte do Brasil.
Foto: Wilfredor - Wikimédia Commons
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Facebook/Museu do Ipiranga