Michelle Obama: admirada e popular, ex-primeira-dama dos EUA completa 61 anos

Foto: Armando Tinoco/Wikimedia Commons

A advogada e escritora Michelle Obama completa 61 anos neste dia 17 de janeiro. Casada com o ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama, ela ocupou o posto de primeira-dama do país mais poderoso do mundo entre 2009 e 2017.

Foto: Armando Tinoco/Wikimedia Commons

Michelle é alta (1,80m) e seus modelitos sem mangas, com os longos braços à mostra, ganharam destaque. Ela entrou em diversas listas de mulheres mais bem vestidas e elegantes do mundo. Ela é casada com Barack Obama desde 1992. O casal tem duas filhas: Malia e Sasha.

Foto: DB King - Flickr

A ex-primeira-dama foi eleita por dois anos consecutivos a mulher mais admirada do mundo. Uma das causas defendidas por Michelle é o consumo de alimentos orgânicos. Ela chegou a plantar um jardim e instalou colmeias de abelhas no gramado sul da Casa Branca para fornecer mel e alimentos sem uso de fertilizantes para a família do presidente e para jantares oficiais.

Foto: Chuck Kennedy - Wikimédia Commons

Michelle faz parte de uma seleta lista de mulheres de presidentes que chamaram ou ainda chamam atenção pela elegância, beleza e causas que defenderam, ofuscando os maridos quando participam de eventos. Veja a seguir!

Foto: Reprodução do site metropoles.com/colunas/pipocando Reprodução/Instagram

Carla Bruni - Italiana nascida em Turim, com nacionalidade francesa, foi supermodelo e é cantora, compositora e... ex-primeira-dama! Entre 2008 e 2012, ela atraiu os holofotes do mundo não pelas suas habilidades já conhecidas, mas por ser a mulher do então presidente da França Nicolas Sarkozy.

Foto: Pete Souza - Wikimédia Commons

Hillary Clinton - Pimeira-dama dos Estados Unidos entre 1993 e 2001, ela é casada com o ex-presidente Bill Clinton. No posto, trabalhou em iniciativas de saúde e educação, além de ser uma defensora dos direitos das mulheres. Ela também foi senadora e secretária de Estado, destacando-se em questões de política externa e direitos humanos, além de ter sido a primeira mulher a concorrer à presidência do país em 2016.

Foto: Reprodução/X - Hillary Clinton

Melania Trump - Ex-modelo eslovena-americana de 54 anos. Primeira-dama dos EUA no primeiro mandato de Donald Trump (jan/2017 a 2021), voltará a ocupar o posto a partir de 20 de janeiro, quando o marido iniciará seu segundo mandato. Ela é a primeira mulher nascida no exterior a ocupar o cargo desde 1825, quando o presidente John Quincy Adams era casado com a inglesa Louisa. Melania e Donald têm um filho, Barron, de 15 anos.

Foto: Gabriel Silva/Wikimédia Commons

Acostumada a requintes, Melania foi criticada por gastar o dobro que Michelle Obama em viagens oficiais. Apesar de infidelidades assumidas por Trump e de críticas que ele fez à imigração (quando os pais dela ganhavam cidadania americana), ela vive com o empresário desde 2005. Ela defende a luta contra o bullying pela internet.

Foto: Regine Mahaux - Wikimédia Commons

Juliana Awada - Empresária argentina de ascendência libanesa e síria, tem 50 anos. Primeira-dama durante a presidência de Mauricio Macri (dez/2015 a 2019), com quem tem a filha Antonia. Divorciada do primeiro casamento, Juliana viveu dez anos com o segundo marido, tendo a filha Valentina, mas sem oficializar a união. Casou-se com Macri em 2010.

Foto: Casa Rosada - Wikimédia Commons

Durante o período como primeira-dama da Argentina, Juliana promoveu ações de inclusão de pessoas com deficiência e participou de eventos de reforço à educação. Ela também atuou na divulgação da arte argentina na América Latina e na Europa, comparecendo a feiras e exposições internacionais. Foi escolhida a primeira-dama mais elegante do mundo em 2016 pela revista "Hola!".

Foto: Casa Rosada - Wikimédia Commons

Angélica Rivera - Cantora, modelo e atriz mexicana de 55 anos. Primeira-dama no mandato de Enrique Peña Neto (dez/2012 a 2018). Quando eles se casaram, em 2010, ela já estava afastada da carreira artística em que ganhou vários prêmios. Seu último papel havia sido na novela "Destilando Amor", em 2007.

Foto: @Angelicarivera - Wikimédia Commons

Angélica estreou na telenovela "Dulce Desafío" (1989). Em 2004, após 14 anos de namoro, casou-se com o produtor José Alberto Castro, com quem já tinha duas filhas. Divorciou-se em 2008 e teve o casamento anulado pela igreja. Casou-se, então, com Enrique na Catedral de Toluca. Eles se divorciaram em maio de 2019.

Foto: Presidência de La Republica Mexicana - Wikipédia Commons

Sophie Trudeau - Ex-apresentadora de TV canadense de 49 anos. Foi primeira-dama do Canadá entre 2015 e 2023, quando se separou do primeiro-ministro Justin Trudeau. Ela costuma participar de ações sociais e palestras que focam, principalmente, os direitos de mulheres e crianças.

Foto: Frank Schwichtenberg - Wikimédia Commons

Aos 17 anos, Sophie lutou contra uma bulimia nervosa, transtorno em que a pessoa come demais e tenta vomitar para não engordar. A cura levou dois anos, à base de terapia e ioga. Em 2016, ela surpreendeu ao cantar uma música de sua autoria num evento público. Foi aplaudida de pé.

Foto: Presidência de La Republica Mexicana - Wikimédia Commons

Jenni Haukio - Poetisa finlandesa de 47 anos. Primeira-dama do país desde março de 2012, quando o presidente Sauli Niinistö assumiu o poder. Em 2018, usou um vestido feito de bétula (foto), uma espécie de árvore. O objetivo era apoiar uma nova tecnologia para reduzir o dano ambiental na indústria da moda.

Foto: Site Sonoticiaboa.com.br

Marina Poroshenko - Política ucraniana, de 62 anos. Primeira-dama da Ucrânia no mandato de Petro Poroshenko, entre 2014 e 2019). Filha de um ministro da antiga União Soviética, desde cedo acompanhou a política. Trabalhou como cardiologista em hospital até o nascimento do primeiro filho. Tem 4. Em 2007, formou-se em Artes Plásticas. Em 2014, envolveu-se na assistência a pessoas no Leste da Ucrânia, onde separatistas de origem russa deram início a uma guerra civil. De 2018 a 2019, foi presidente da Fundação Cultural Ucraniana.

Foto: Romanenko Taras - Flickr

Maria Thereza Goulart - Viúva de João Goulart, é gaúcha e tem 87 anos. Foi primeira-dama do Brasil entre 8/9/1961 até o marido e 2/4/1964, quando o marido foi deposto pelo golpe militar e a família precisou se exilar no Uruguai e Argentina. Ícone da moda de alta costura no Brasil, estampou capas de revistas, com repercussão internacional.

Foto: Flávio Domm/O Cruzeiro

Marcela Temer - Paulista de 41 anos. Foi primeira-dama do Brasil no mandato de Michel Temer, entre agosto de 2016 e janeiro de 2019. Formou-se em Direito, foi Miss Paulínia e vice-Miss São Paulo. Casada com o político Temer desde 2003. Com 42 anos de diferença de idade, o casal tem um filho, Michelzinho. Em 2016, foi eleita a primeira-dama mais bela do mundo pela imprensa americana.

Foto: Marcos Corrêa/PR

Michelle Bolsonaro - Primeira-dama do Brasil no mandato de Jair Bolsonaro (2019-2022), ela tem 42 anos. Nascida em Ceilândia (DF), já tinha uma filha (Leticia) quando casou-se em 2007 com o entao deputado federal, 27 anos mais velho. Eles têm a filha Laura. Foi a primeira mulher de presidente a fazer discurso de posse. Chamou atenção ao usar a linguagem de surdos, pois é intérprete de Libras.

Foto: Marcelo Camargo Agência Brasil

Rosângela Lula da Silva - Socióloga de 58 anos conhecida como Janja, é a atual primeira-dama do Brasil. Ela nasceu em União da Vitória, cidade pequena no interior do Paraná, e é bastante atuante em causas como violência contra as mulheres, combate à fome e racismo. O relacionamento com o presidente Lula começou pouco antes de ele ser preso, em 2017.

Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

Jaqueline Kennedy (1929 - 1994)- Foi a primeira mulher a chamar atenção pela beleza na Casa Branca. Casada com John Kennedy desde 1953, foi primeira-dama dos Estados Unidos de 1961 a 1963, quando Kennedy foi assassinado. Ela estava no carro ao lado dele na hora do crime, em Dallas, no Texas.

Foto: Cecil Stoughton - Wikimédia Commons

Além dos traços finos, Jaqueline Kennedy era famosa pela elegância, sendo considerada uma das pessoas mais bem vestidas do mundo. Em 1968, ela se casou com o milionário Aristoteles Onassis. Morreu de câncer linfático em 19/5/1994, aos 64 anos.

Foto: Cecil Stoughton - Wikimédia Commons

Evita Perón (1919 - 1952) - Uma das figuras mais icônicas da história da Argentina, foi esposa do presidente argentino Juan Domingo Perón. Ela dedicou sua vida à promoção dos direitos dos trabalhadores e das mulheres, fundando a Fundação Eva Perón, que ajudou milhares de pessoas.

Foto: Unknown author/Wikimedia Commons

Sua paixão e carisma a tornaram uma líder admirada, e sua influência política e social continua a ressoar na cultura argentina. Evita é lembrada como um símbolo de esperança e mudança. Morreu com apenas 33 anos vítima de um câncer de colo do útero.

Foto: NATIONALENCYKLOPEDIN/Wikimedia Commons

Sarah Kubitschek (1908 - 1996) - Foi esposa do presidente Juscelino Kubitschek, que governou o Brasil entre 1956 a 1961. Ela desempenhou um papel importante na vida cultural e social do Brasil durante os anos 50.

Foto: Arquivo Nacional/Wikimedia Commons

Conhecida por seu apoio às artes e à educação, Sarah Kubitschek idealizou e organizou eventos que promoviam a cultura nacional. Sua dedicação à saúde e ao bem-estar da população brasileira foi notável, contribuindo para a construção de um país mais moderno e inclusivo. Faleceu em 1996, aos 87 anos.

Foto: Arquivo Nacional/Youtube

Maria Thereza Goulart - Gaúcha, viúva de João Goulart, 85 anos. Primeira-dama de 8/9/1961 até o marido ser deposto em 2/4/1964, quando a família se exilou no Uruguai e Argentina. Ícone da moda de alta costura no Brasil, estampou capas de revistas, com repercussão internacional. Recebeu anistia em 2008.

Foto: Flávio Domm/O Cruzeiro

Ruth Cardoso (1930 - 2008) - Primeira-dama do Brasil entre 1995 e 2002, quando o marido Fernando Henrique Cardoso presidiu o país. Ela, destacou-se pelo trabalho em áreas sociais e educativas. Faleceu aos 77 anos em decorrência de problemas cardíacos.

Foto: Centro Ruth Cardoso/Youtube

Antropóloga de formação, Ruth Cardoso criou programas voltados para a inclusão social e a redução da pobreza. Ela também foi uma defensora dos direitos das mulheres e da cultura brasileira, promovendo projetos que valorizavam a diversidade e a educação. Sua contribuição à sociedade brasileira a tornou uma figura respeitada e admirada.

Foto: Centro Ruth Cardoso/Youtube

Betty Ford (1918 - 2011) - Esposa do ex-presidente dos Estados Unidos Gerald Ford, notabilizou-se por seu ativismo em prol da saúde e dos direitos das mulheres.

Foto: White House photo by David Bohrer/Wikimedia Commons

Após enfrentar seus próprios desafios com o vício, ela fundou a Betty Ford Center, um centro de reabilitação que se tornou um modelo nacional. Betty também foi uma defensora dos direitos das mulheres, abordando questões como o aborto. Morreu em 2011.

Foto: David Hume Kennerly/Wikimedia Commons

Marisa Letícia (1950 - 2017) - Primeira-dama do Brasil entre 2003 e 2010, nos dois primeiros mandatos de Lula, teve um papel ativo na promoção da cultura brasileira, sendo uma forte defensora das artes e da educação. Sua trajetória ficou marcada por um compromisso com a justiça social. Morreu em janeiro de 2017 após sofre um AVC hemorrágico.

Foto: Divulgação / Ricardo Stuckert

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Armando Tinoco/Wikimedia Commons