Quem é a única rainha no poder após a morte de Elizabeth II

Margarida II, da Dinamarca, se tornou a única mulher monarca reinante no mundo.

Foto: Reprodução

Dinamarquesa

Margarida Alexandrina Þorhildur Ingrid assumiu o trono da Dinamarca em 1972, após a morte do pai, o rei Frederico IX. (01/12)

Foto: Reprodução

Constituição

A alta popularidade de Frederico IX ajudou na aprovação de uma emenda constitucional que permitia às mulheres o direito de sucessão em 1953. Assim, Margarida passou a ser herdeira da coroa. (02/12)

Foto: Reprodução

Família

A mudança foi necessária já que Frederico IX teve apenas herdeiras mulheres: Margarida, nascida em 1940, seguida de Benedita e Ana Maria da Dinamarca. Com a morte do rei em 1972, Margarida se tornou rainha. (03/12)

Foto: Reprodução

Artista

Artista visual talentosa, Margarida ilustrou a versão dinamarquesa de 'O Senhor dos Anéis'. Ela usou o pseudônimo de Ingahild Grathmer para assinar os desenhos que impressionaram até mesmo o próprio J. R. R. Tolkien, autor do livro. (04/12)

Foto: Reprodução

Currículo

Formada em arqueologia pré-histórica na Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Ela também estudou ciências políticas na Universidade de Aarhus, na Escola de Economia de Londres e na Sorbonne. (05/12)

Foto: Reprodução

Casamento

Margarida II se casou com Henrique Maria João André, um plebeu, em 1967. Ele recebeu o título de príncipe, mas nunca o de rei consorte. Eles permaneceram juntos por quase 50 anos até a morte de Henrique, em 2018. (06/12)

Foto: Reprodução

Herdeiros

A rainha teve dois filhos: Frederico, de 54 anos, e Joaquim, de 53. Frederico, o príncipe herdeiro da Dinamarca, é casado e tem quatro filhos. (07/12)

Foto: Reprodução

Parentesco

Margarida é prima em terceiro grau de Elizabeth II e trineta da rainha Vitória do Reino Unido. Com a morte de Elizabeth II, ela passa a ser a única rainha no poder no mundo. (08/12)

Foto: Reprodução

Jubileu

Em 11 de setembro deste ano, Margarida II celebrou 50 anos de reinado, o Jubileu de Ouro. As comemorações, no entanto, foram modestas em respeito à morte de Elizabeth II. (09/12)

Foto: Reprodução

Homenagem

Antes da apresentação de gala em comemoração aos 50 anos de seu reinado, Margarida II fez um minuto de silêncio em memória a Elizabeth II. (10/12)

Foto: Reprodução

Funeral

Margarida II esteve presente no funeral da rainha Elizabeth II nesta segunda-feira, 19, em Londres. (11/12)

Foto: Reprodução

Acompanhe o Terra🌎

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes sociais. (12/12)

Foto: Reprodução