Não é Istambul: conheça Ancara, a subestimada e verdadeira capital da Turquia

Foto: Flickr Tolga Geçgel

A cidade de Ancara fez 101 anos como capital da Turquia no mês de outubro de 2024. Mas muitos nem sabem que a cidade é o centro político do país. Pensam que Istambul é a capital. Veja a historia e curiosidades sobre esse lugar surpreendente.

Foto: Flickr Tolga Geçgel

Ao contrário do que muita gente pensa, a maior e mais famosa cidade da Turquia (Istambul) - não é mais a capital do país desde o ano de 1923.

Foto: Flickr Claudia Bianchini

Fundada há mais de 800 anos, Ancara se tornou o centro político e cultural da Turquia moderna, substituindo Istambul.

Foto: Flickr Claudia Bianchini

Localizada no centro da Anatólia, Ancara é privilegiada por sua posição estratégica, que a torna um importante hub político, econômico e cultural.

Foto: Reprodução The World Factbook

Hoje com uma população de mais de quase 6 milhões de habitantes, Ancara tem raízes profundas, tendo sido habitada por diversas civilizações ao longo dos séculos.

Foto: Divulgação

Alguns dos povos que habitaram a região incluem hititas, frígios, persas, romanos, bizantinos e otomanos.

Foto: Pivox/Wikimédia Commonsi

No entanto, com a chegada de Mustafa Kemal Atatürk, o fundador da República Turca, que a cidade ganhou um novo papel.

Foto: Domínio Público/Wikimédia Commons

Atatürk escolheu Ancara como a capital por sua localização estratégica e por simbolizar a nova era da Turquia, afastada do passado otomano.

Foto: Domínio Público/Wikimédia Commons

Antigamente, a cidade era chamada de Angora, nome associado a produtos de prestígio como lã de cabra (angorá) e gatos de raça angorá, que eram nativos da região.

Foto: Dominio Público/Wikimédia Commons

A segunda maior cidade da Turquia é conhecida por sua arquitetura eclética, mesclando o antigo e o moderno.

Foto: Burgert Behr/Wikimédia Commons

Entre os pontos históricos mais importantes está o Mausoléu de Mustafa Kemal Atatürk, fundador e primeiro presidente da Turquia, conhecido como Anıtkabir.

Foto: :Darwinek/Wikimédia Commons

Outro marco histórico de destaque é a Cidadela de Ancara, um castelo construído durante o Império Bizantino, situado no topo de uma colina com vista para a cidade.

Foto: BERNARD GAGNON/Wikimédia Commons

A Cidadela oferece uma visão do passado de Ancara, com ruas estreitas e casas tradicionais que remontam a diferentes períodos da história turca.

Foto: Flickr galpay

Além disso, Ancara é frequentemente chamada de "cidade verde" devido à sua grande quantidade de áreas verdes e parques.

Foto: Flickr James McCammon

Ancara também abriga várias instituições culturais e educacionais de renome, como a Universidade de Ancara (foto) e a Universidade Bilkent.

Foto: Hüseyin Avni Yazýcý/Wikimédia Commons

O Museu das Civilizações da Anatólia, localizado no centro da cidade, é reconhecido por sua extensa coleção de artefatos antigos, incluindo objetos da era pré-histórica e de várias civilizações que ocuparam a região ao longo dos milênios.

Foto: - Flickr Chris Woo

A cidade também é um centro de transporte crucial, servindo como ponto de conexão entre diferentes regiões do país, facilitado por uma extensa rede de rodovias, ferrovias e o Aeroporto Internacional de Esenboğa.

Foto: Divulgação

Embora Ancara seja frequentemente vista como uma cidade mais política e administrativa em comparação com a cosmopolita Istambul, ela tem uma vida cultural vibrante, com teatros, museus, galerias de arte e festivais.

Foto: Divulgação

A cidade também oferece uma ampla variedade de restaurantes e cafés, onde se pode saborear a rica culinária turca.

Foto: Divulgação

A cidade está em constante transformação, com novos projetos e investimentos sendo realizados a cada ano. Por isso, se você está planejando uma viagem para a Turquia, não deixe de incluir Ancara em seu roteiro.

Foto: Instagram @farazglobe

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Flickr Tolga Geçgel