O drama de Christopher Reeve: O dia em que uma queda de cavalo mudou sua vida para sempre

Foto: Reprodução/Youtube

O documentário que conta a trajetória do ator Christopher Reeve, famoso por interpretar o Superman e pela paralisia que mudou o rumo de sua vida, está disponível no streaming e tem emocionado o público.

Foto: Reprodução/Youtube

“Super/Man: A História de Christopher Reeve” pode ser visto na Max, Amazon Prime Vídeo e Google Play. Os fãs do ator respiram fundo antes de ver a obra que mostra a trajetória dramática do homem que encantou no telão e viu sua vida virar de cabeça para baixo.

Foto:

O documentário foi exibido pela primeira vez no Festival de Cinema de Sundance, em janeiro de 2024. A obra recebeu elogios efusivos de críticos, que a trataram como obra-prima.

Foto: Reprodução do facebook All Handsome Men Memorial

A obra retrata os primeiros dias de Reeve como um ator, ainda desconhecido, até sua ascensão meteórica em Hollywood. São registros históricos, entrevistas com amigos próximos, como Susan Sarandon e Glenn Close, além de depoimentos de seu filho, Will Reeve, e de sua esposa, Dana Reeve.

Foto: Reprodução do facebook All Handsome Men Memorial

O filme conta a trajetória do ator que, depois de um acidente trágico de equitação em 1995, que o deixou paralisado do pescoço para baixo, viu sua vida mudar da água para o vinho.

Foto:

A partir do acidente, Reeve continuou a atuar e dirigir e se tornou um dos maiores defensores dos direitos das pessoas com deficiência e por avanços na pesquisa de lesões na medula espinhal.

Foto:

Nascido em Nova Iorque, no dia 25 de setembro de 1952, Christopher D'Olier Reeve sempre se interessou pelo mundo do cinema e era ator desde os 14 anos.

Foto:

Na época, estudou em prestigiadas escolas de artes cênicas e iniciou a carreira com pequenas participações no teatro e na televisão.

Foto: Divulgação

O primeiro grande papel da vida do ator foi em "Alerta Vermelho: Netuno Profundo", em 1977. No início de carreira, ele também participou de filmes elogiados pela crítica, como "Em Algum Lugar no Passado" e "Vestígios do Dia".

Foto:

Mas foi na pele do famoso Superman que Reeve se consolidou como uma figura mundialmente conhecida e carimbou o seu talento na vida cinematográfica.

Foto:

O ator interpretou o famoso herói numa série de quatro filmes famosos, começando por Superman (1978), para qual foi indicado a um prêmio BAFTA (British Academy Film Awards).

Foto:

O ator passou em um teste para viver o Superman e concorreu com nomes como Paul Newman, Robert Redford, Arnold Schwarzenegger e Charles Bronson.

Foto: Divulgação

Reeve apareceu em outros filmes aclamados pela crítica como "Armadilha Mortal" (1982), "Os Bostonianos" (1984), "Armação Perigosa" (1987) e "Vestígios do Dia" (1993).

Foto:

Em sua vida cinematográfica, o ator recebeu um Screen Actors Guild Award e uma indicação ao Globo de Ouro pelo seu desempenho no telefilme "Janela Indiscreta"(1998), remake do clássico de mesmo nome, lançado em 1954.

Foto:

Tudo mudou no dia 27 de maio de 1995, quando Reeve ficou tetraplégico após sofrer um acidente a cavalo durante uma competição equestre em Culpeper, passando a usar uma cadeira de rodas para se mover e um ventilador portátil para respirar.

Foto:

Diante desse cenário, o artista passou a liderar uma campanha pela legalização de pesquisas com células-tronco e criou a Fundação Christopher Reeve, além de ter sido co-fundador do Centro de Pesquisa Reeve-Irvine.

Foto:

Um ano depois do acidente, o ator foi aclamado na cerimônia do Oscar. Em 27 de janeiro de 1996, foi condecorado com a Ordem Bernardo O'Higgins, como reconhecimento à defesa pública que fez dos atores chilenos durante a ditadura de Augusto Pinochet.

Foto:

O artista se casou pela segunda vez em 11 de abril de 1990 com a atriz Dana Charles Morosini, tornando-se mais conhecida como Dana Reeve. Eles se conheceram em 30 de junho de 1987, na cidade Williamstown.

Foto: Divulgação

Dana, após o acidente de Christopher, dedicou-se exclusivamente a cuidar do ator, uma tarefa que se provou laboriosa devido à gravidade do seu estado físico.

Foto:

Dana Charles Morosini morreu em 6 de março de 2006, vítima de um câncer de pulmão. Da união com Christopher Reeve, nasceu um filho, Will.

Foto: Youtube Canal Will Nostalgia

Will, seu último filho, foi adotado pelo ator Robin Williams, de quem Christopher foi sempre muito amigo. Com a morte do ator e logo após a partida de Dana, Robin adotou Will e o criou como se fosse seu próprio filho.

Foto:

No início da carreira de ambos, Christopher fez mais sucesso e ajudou Robin, que após o acidente, começou a lhe retribuir a ajuda.

Foto:

Christopher tinha mais dois filhos, Matthew e Alexandra, frutos de uma relação anterior que durou dez anos (1977–1987) com a modelo britânica Gae Exton.

Foto:

"Fazer as coisas com meu pai envolviam sempre atividade e ação", relembrou Matthew Reeve no trailer do filme. "Nos despedimos, ele acenou. Essa foi a última vez que o vi de pé.”

Foto:

Por fim, o ator morreu no dia 10 de outubro de 2004, aos 52 anos, vítima de um infarto por causa de uma grave infecção, porém deixou um grande legado.

Foto:

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Reprodução/Youtube