Após mais de 13 anos de história, as versões sedã e hatchback Sport6 do Chevrolet Cruze deixaram de ser vendidas no Brasil. A produção desses modelos na Argentina acabou em dezembro de 2023, mas o carro permaneceu disponível no mercado brasileiro até agosto de 2024, quando foi oficialmente retirado do site da Chevrolet, marcando o fim de sua jornada global.
Foto: - Divulgação
O Chevrolet Cruze foi um dos primeiros modelos a representar a marca no segmento de sedãs e hatchs médios no Brasil, porém, com a ascensão dos SUVs, que se tornaram os queridinhos dos consumidores, o modelo perdeu espaço.
Foto: Divulgação Chevrolet
Desde 2020, a América do Sul era a única região onde o Cruze ainda era produzido e comercializado, mas com a crescente demanda por utilitários esportivos, sua descontinuação era uma decisão já esperada. Com isso em mente, vamos ver outros carros que saíram de circulação em 2024 no Brasil.
Foto: Divulgação Chevrolet
Renault Logan - O Renault Logan, um dos sedãs mais icônicos do Brasil, chegou ao fim de sua produção em outubro de 2024, após 17 anos no mercado nacional. O modelo sempre foi um dos pilares da Renault no país, especialmente na sua versão mais acessível.
Foto: Divulgação Renault
No entanto, a montadora decidiu focar seus esforços em veículos mais rentáveis e no segmento de SUVs, um reflexo das mudanças nas preferências dos consumidores e na adaptação às novas demandas do mercado.
Foto: Divulgação Renault
Toyota Hilux e SW4 GR-Sport - Com a chegada da linha 2025, a Toyota surpreendeu ao descontinuar a versão esportiva da Hilux e do SW4, a GR-Sport. Essa versão utilizava o motor 2.8 turbodiesel.
Foto: Divulgação/Toyota
Essa motorização foi uma das características que diferenciavam a GR-Sport das demais, mas a falta de compatibilidade com o sistema Arla 32 (exigido por novas regulamentações) foi um dos motivos para sua saída de linha.
Foto: Vauxford / commons wikimedia
O SW4 GR-Sport também foi descontinuado, e ambos os modelos não deverão retornar ao mercado em breve. A decisão da Toyota se dá por uma estratégia mais ampla de simplificação das ofertas, com foco na popularização de suas versões mais tradicionais e eficientes, que atendem melhor às necessidades dos consumidores da região.
Foto: Divulgação/Toyota
Hyundai Creta Action - A versão Action, que se destacava por seu visual mais simples e um preço mais acessível, deixou de ser produzida em 2024. A Hyundai havia lançado a versão Action em 2021, mas, com a atualização do modelo e a mudança nas estratégias de mercado, a versão mais básica não resistiu.
Foto: Divulgação
A decisão de encerrar a produção dessa variante do Creta também foi motivada pelo aumento do preço do modelo, que passou a ser comercializado a partir de R$ 141.890,00.
Foto:
Nissan Leaf - Um dos primeiros carros elétricos a ser produzido em grande escala, saiu de linha no Brasil em 2024. O modelo, que por muitos anos foi considerado o carro elétrico mais vendido do mundo, não acompanhou a evolução da tecnologia e acabou perdendo espaço para concorrentes mais modernos.
Foto:
Chevrolet Bolt e Bolt EUV - Os modelos elétricos Chevrolet Bolt e Bolt EUV, que chegaram ao Brasil com promessas de democratizar a mobilidade elétrica, não conseguiram emplacar no mercado e foram descontinuados no final de 2023.
Foto: - Divulgação
O Chevrolet Bolt já estava disponível no Brasil há algum tempo, mas foi o Bolt EUV, uma versão maior e mais equipada, que chegou mais recentemente, em 2023.
Foto: divulgação Chevrolet
No entanto, ambos os carros não conseguiram convencer os consumidores devido aos preços altos e à tecnologia defasada, o que resultou em vendas baixas.
Foto: Divulgação Chevrolet
Peugeot e-208 - A versão elétrica do popular hatch 208 deixou de ser comercializado no Brasil, sendo descontinuado antes mesmo de sua versão a combustão receber uma atualização.
Foto:
A marca optou por focar no lançamento de outros modelos elétricos, como o e-2008, priorizando a presença de SUVs no mercado.
Foto: Divulgação Peugeot
A retirada do e-208 do mercado brasileiro não foi uma surpresa, dado o alto preço do modelo e a falta de interesse dos consumidores, que encontravam alternativas mais competitivas.
Foto: vauxford wiki commons
Chevrolet Camaro - Um dos maiores ícones dos carros esportivos e um dos representantes mais famosos dos "muscle cars", teve sua produção encerrada em janeiro de 2024. Apesar do fim das versões com motor V8, a Chevrolet já declarou que o Camaro não desapareceu de vez. A marca trabalha no desenvolvimento de uma nova geração totalmente elétrica.
Foto: - Divulgação
Toyota Yaris - Especialmente na versão sedan, este carro teve sua produção no Brasil encerrada em 2024, com o foco da marca voltado para o segmento de SUVs. Contudo, a versão hatchback do Yaris continua sendo produzida, mas com destino exclusivo para exportação.
Foto: vauxford wiki commons
A decisão de descontinuar a versão sedan foi impactada pelas novas regulamentações de emissões (Proconve L8) e pela mudança no perfil do consumidor brasileiro, que tem demonstrado uma preferência crescente por carros utilitários.
Foto: Divulgação
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: - Divulgação