A alteração será feita assim que a nova nomenclatura for oficializada por órgãos do governo dos Estados Unidos.
Foto: Bandeira dos Estados Unidos - Brett Sayles no Pexels
A empresa declarou que manterá o nome Golfe do México na plataforma em países que seguirem com essa nomenclatura oficial. Já em localidades sem uma designação pré-determinada, o serviço apresentará os dois nomes.
Foto: Reprodução Google Maps
“Temos uma prática antiga de aplicar mudanças de nome quando elas são atualizadas em fontes oficiais do governo. Para unidades geográficas nos EUA, é quando o Sistema de Informação de Nomes Geográficos (GNIS) é atualizado”, diz o comunicado do Google.
Foto: Reprodução NOAA /Wikimédia Commons
Ao tomar posse como novo presidente dos Estados Unidos, em 20/1, Donald Trump assinou ordem executiva para a mudança do nome do acidente geográfico.
Foto: Reprodução/YouTube/ABC 7 Chicago
Trump alegou que a medida é uma “questão de justiça” e declarou considerar o nome Golfe da América “mais bonito”.
Foto: reprodução/tv globo
O republicano também enfatizou que a região é fundamental para a indústria marítima dos Estados Unidos.
Foto: Reprodução
Claudia Scheinbaum, presidente do México, manifestou-se dizendo que o decreto de Trump não terá impacto no restante do mundo. “Para nós e para o resto do mundo inteiro segue sendo o Golfo do México”, afirmou.
Foto: Reprodução/ Instagram @claudia_shein
Maior golfo do mundo, o Golfo do México está localizado entre a América do Norte e a América Central.
Foto: Reprodução NASA
Com aproximados 1,55 milhão de km² de superfície, essa grande baía tem subsolo rico em petróleo.
Foto: flickr David Boudreaux
Suas águas, com grande parte do Oceano Atlântico e do Mar do Caribe, banham trechos dos territórios de Estados Unidos, México e Cuba. No caso americano, ele fica na costa dos estados da Flórida, Alabama, Mississippi, Louisiana e Texas.
Foto: Flickr Patrick Nouhaill
O Golfo do México possui jazidas de recursos minerais e é uma região com presença de correntes marítimas quentes.
Foto: Flickr srouve78
Por ser área de produção de combustíveis e de transporte marítimo, o golfo tem posição estratégica para americanos e mexicanos.
Foto: Flickr Mike Druckenb
O Golfo do México se formou a partir do afastamento de placas tectônicas, com a criação de uma grande baía. As jazidas de petróleo e gás natural surgiram a partir do acúmulo de sedimentos orgânicos.
Foto: Reprodução do Flickr Jayna Wallace
Suas águas são habitat de grande biodiversidade de espécies animais e vegetais. Além disso, a baía é uma importante rota comercial.
Foto: Imagem de Alex Rojas por Pixabay
O rio Mississipi, segundo mais longo dos Estados Unidos e que atravessa dez estados, tem sua foz no Golfo do México, desaguando nessa área.
Foto: flickr fisherbray
O Golfo do México também é uma rota de furacões que se movem entre as Américas Central e do Norte.
Foto: - United States Air Force/Wikimédia Commons
O furacão Katrina, que devastou a região metropolitana de Nova Orleans em 2005, ganhou força no Golfo do México antes de entrar em território americano.
Foto: NASA
Trump também decidiu resgatar o nome do Monte McKinley para uma montanha do estado do Alasca que havia sido rebatizada de Denali durante a presidência de Barack Obama (2009 a 2017).
Foto: Jacob Vizek Unsplash
Com o decreto, Trump rende homenagem a William McKinley, presidente dos EUA entre 1987 e 1901. Denali é o nome que os nativos da região usaram para se referir à montanha de 6 mil metros, a mais alta da América do Norte.
Foto: Reprodução Facebook
Em seu comunicado, o Google informou que também seguirá esse novo registro oficial, adotando Monte McKinley como nome do relevo em sua plataforma.
Foto: Domínio Público
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Divulgação