Muitos acreditam que, para se ter um bom desempenho esportivo, é preciso ter uma dieta rica em carnes, ovos e laticínios. Mas sabia que há diversos atletas veganos – que só comem alimentos vegetais – competindo nos Jogos Olímpicos de Paris?
Foto:
E as proteínas?
As leguminosas, como os feijões, as lentilhas, o grão-de-bico e a famosa soja em suas diversas formas, como tofu, tempeh e texturizada, são ingredientes ricos em proteínas. Quando combinados com cereais como arroz e aveia, por exemplo, há a disponibilidade de todos os aminoácidos essenciais.
Foto:
Vivian Kong (esgrima)
A esgrimista honconguesa conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris. A atleta é vegana desde 2017 e, após sua vitória, disse: "Eu fiquei muito mais forte depois de me tornar vegana".
Foto:
Anna Henderson (ciclista)
A ciclista da Grã-Bretanha conquistou uma medalha de prata nas Olimpíadas: “Eu costumava pensar: ‘nunca serei vegana, adoro carne’. Mas acho que todos nós dissociamos o que é carne e o que são os animais", contou em entrevista à revista Rouleur.
Foto:
Jogadoras do time brasileiro de vôlei
No time de vôlei do Brasil há duas jogadoras que excluíram complementamente os alimentos de origem animal de suas dietas: Macris Carneiro e Ana Carolina.
Foto:
Mais brasileiras
O Brasil é um dos países com mais atletas veganos dessas Olimpíadas. Além de Macris e Ana Carolina, a levantadora de peso Amanda Schott e a jogadora de rugby Marina Fioravanti (foto) também são adeptas à alimentação à base de vegetais.
Foto:
Estados Unidos
Os EUA conta com quatro atletas veganos: a jogadora de basquete Diana Taurasi (foto), que tem nada mais e nada menos do que cinco medalhas olímpicas consecutivas; Kaylin Whitney, do atletismo, que ganhou um ouro e um bronze em Tóquio 2020; e a jogadora do time de futebol Alex Morgan, que foi ouro em Londres 2012 e bronze em Tóquio 2020. Além delas, há o levantador de peso Kendrick Farris, provando que não é preciso comer carne para se construir músculos.
Foto:
Alemanha
Representando a Alemanha, estão: Constantin Preis, da corrida de obstáculo; Alexander Megos (foto), da escalada esportiva; e Jan Zimmermann, do vôlei.
Foto:
De outros países
Da Austrália, há Morgan Mitchell, do atletismo, e Oceania Mackenzie, da escalada esportiva. Representando a Suíça na corrida de cinco mil metros, tem o atleta Jonas Raess, em sua primeira participação nas Olimpíadas.
Foto:
Terra Planeta 🌎
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: