Importante saber
Apesar de a tecnologia ajudar, a ciência ainda não conseguiu decifrar por completo a vida marinha. Listamos aqui os peixes marinhos mais pesados de que se tem conhecimento.
Foto: Shaun Low/Unsplash
Tubarão-baleia
Segundo Guiness, é o peixe mais pesado do mar. Um exemplar foi encontrado no Paquistão, em 1949, com 21 toneladas. Mas há indício, segundo um naturalista irlandês, de um espécime com 43 toneladas encontrado na Tailândia, mas essa estimativa já foi questionada.
Foto: Wiki Commons
Tubarão-elefante
Conhecido também como Tubarão-Peregrino, ele não oferece risco aos humanos. Ele é um filtrador dos mares e se alimenta de plânctons. Seu peso pode variar de 16 a 18 toneladas.
Foto: Wiki Commons
Tubarão branco
Conhecido por seu caráter predatório, perdendo o título de maior caçador do mar apenas para a baleia Orca, este peixe pode chegar a 2.268 quilos, algo como 2 toneladas, na fase adulta.
Foto: NatGeo
Peixe Lua
Em 2022, em Portugal, foi encontrado o Peixe-Lua mais pesado do mundo. O espécime pesava 2.744 quilos, quase 3 toneladas. Infelizmente, quando foi encontrado, o animal já estava morto.
Foto: NatGeo
Tubarão-tigre
É considerado um predador noturno, costuma se alimentar de tartarugas, serpentes marinhas, botos e golfinhos. Seu peso pode chegar até 1,5 tonelada na fase adulta.
Foto: Wiki Commons
Atum-azul
Em 2021, um exemplar com 400 kg foi pescado a 300 km da costa do Rio Grande do Norte, por navegantes de Areia Branca. De acordo com ambientalistas, a espécie é raríssima.
Foto: Redes Sociais / Twitter
Terra Planeta 🌎
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Ned Daniels/Unsplash