5 maneiras para reaproveitamento e descarte de resíduo

Não separar adequadamente o lixo e resíduos causa dano à natureza e impactam a vida dos humanos e animais

Foto: Getty Images/PeopleImage

Como fazer?

O lixo deve ser separado por categorias. O orgânico, que são resíduos de comida e afins, vão para a coleta. Os demais, como plástico, papel, vidro, eletrônicos, e metais devem ser separados e receber o direcionamento adequado. Por isso, fizemos uma lista de lugares que coletam esse tipo de material.

Foto: GettyImages

ABREE

A Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos tem diversos pontos de coleta, dentro deles, supermercados, shoppings e até aparelhos municipais. Os endereços podem ser consultados pelo site abree.org.br.

Foto: Divulgação

Cataki

O Cataki é uma startup que conecta catadores de recicláveis com quem deseja reciclar. Para utilizar o serviço, basta baixar o aplicativo, separar seu resíduo e agendar a coleta para o dia e horário que desejar.

Foto: Unsplash

Coletando

Uma startup que incentiva a reciclagem, e possui ecopontos em seis lugares do Brasil. Eles trocam o resíduo por valores em conta digital no nomes de seus recicladores, levando a coleta seletiva para locais periféricos. Os ecopontos podem ser consultados pelo sitecoletando.eco.br.

Foto: VICHAILAO/Getty Images

So+ma

A So+ma é um programa de incentivos à reciclagem, que possui ecopontos no Paraná, Bahia e Santa Catarina. Conforme você recicla, ganha pontos que podem ser trocados por serviços, como cursos online e troca de óleo. Para participar, basta se cadastrar no aplicativo.

Foto: Cris Cantón/GettyImages

TerraCycle

É uma empresa de gestão de resíduos, que não reciclados pela coleta seletiva tradicional dos municípios. Com ela, é possível reciclar capsulas de café, esponjas de limpeza, e embalagens de cosméticos. Você faz o cadastro no site e consegue enviar a remessa pelos Correios.

Foto: Oscar Wong/GettyImages

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Divulgação