O estudo
O objetivo é encontrar desde exemplares de espécies pouco conhecidas, até novos animais que podem subsidiar estudos em andamentos.
Foto: Reprodução
Espécies
Os poraquês (Electrophorus spp.) são os mais conhecidos peixes-elétricos, em parte por conta do seu tamanho, que pode chegar até 2,5 metros de comprimento.
Foto: Reprodução
Bota volts nisso
A espécie é conhecida pela sua capacidade de emitir descargas elétricas de até 860 volts. O choque é capaz de paralisar presas e mesmo afetar um ser humano por alguns segundos, mas sem ser fatal.
Foto: Reprodução
A expedição
Na expedição, que acontecerá com a embarcação Comandante Gomes, cerca de 20 pessoas - que incluem pesquisadores, agentes da FAPESP e tripulação -, irão subir o Rio Negro, de Manaus, até Santa Isabel do Rio Negro para realizar as buscas.
Foto: Reprodução
Raro
Uma espécie com essas características, por exemplo, é a Iracema caiana, coletada uma única vez em 1968, e nunca mais encontrada.
Foto: Wikimedia Commons
Características
Conhecido na região amazônica, o peixe-elétrico tem corpo alongado, cilíndrico, visão ruim e preferência por águas turvas, que ajudam em sua camuflagem.
Foto: Wikimedia Commons
Terra Planeta 🌎
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Reprodução