Conheça o teiú, lagarto capaz de regular a própria temperatura
Réptil não depende do ambiente externo, diz estudo
Foto: Livia Saccani Hervas
Teiú
Os teiús são lagartos que podem chegar a 2 metros de comprimento. Esses animais, cuja temperatura corporal varia, possuem hábitos diurnos. Eles existem em todo o Brasil.
Foto: Mark Newman/Getty Images
Descoberta
Cientistas da FAPESP descobriram que o lagarto da espécie teiú pode gerar calor interno no período reprodutivo, algo raro em répteis, que geralmente dependem de fontes externas de calor.
Foto: Boston Globe/Getty Images
Temperatura corporal
O teiú foi observado mantendo uma temperatura corporal mais alta que o ambiente à noite, o que contradiz a ectotermia tradicional dos répteis, normalmente influenciados pelo clima externo.
Foto: Irena Sowinska/Getty Images
Estudo
Publicado na Acta Physiologica, o estudo detalha como esses lagartos aumentam a produção de mitocôndrias no período reprodutivo, permitindo que gerem calor diretamente nas células.
Foto: Bkamprath/Getty Images
Reprodução
Durante a reprodução, machos e fêmeas de teiú produzem mais mitocôndrias, responsáveis pela energia, o que resulta em uma capacidade única de aumentar sua temperatura corporal.
Foto: Henrik Karlsson/Getty Images
Ação de proteína
A proteína ANT, envolvida na geração de calor em aves, mostrou-se mais ativa nos teiús durante a fase reprodutiva, explicando como eles conseguem manter o corpo aquecido sem o sol.
Foto: Foto4440/Getty Images
Sem tremores
Ao contrário das pítons, que tremem para gerar calor, o teiú não utiliza tremores musculares para se aquecer, sugerindo um mecanismo biológico exclusivo para esse processo térmico.
Foto: Tina Fields/Getty Images
Conclusão
O estudo indica que mecanismos de endotermia podem ter surgido antes nos vertebrados, e a capacidade de gerar calor em grandes répteis pode ser mais comum do que se pensava.
Foto: Ramesh Thadani/Getty Images
Terra Planeta
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Mecky/Getty Images