Erosão pluvial
A erosão pluvial é decorrente da ação das chuvas sobre uma porção de terra. Esse tipo de erosão é bem comum em regiões com alta incidência de chuvas e causa problemas como deslizamentos de terra.
Foto: Canaltech
Erosão fluvial
Ocorre com o desgaste do solo perto dos rios devido às cheias e estiagens. A variação do nível das águas desgasta rochas e leva a terra pelo curso do rio, podendo causar assoreamento e enchentes.
Foto: Flipar
Erosão marinha ou oceânica
É causada pelas ondas que desgastam as rochas do litoral, criando falésias e praias, mas também deformando a costa. No Brasil, 60% da costa, ou 4.500 km dos 7.500 km de litoral, sofrem erosão.
Foto: Flipar
Erosão eólica
A erosão eólica, causada pelos ventos que desgastam rochas e transportam solo, pode levar anos e forma paisagens onde rochas parecem "esculpidas" em regiões áridas e semiáridas.
Foto: Flipar
Erosão glacial
Ocorre quando a variação de temperatura descongela a água, que infiltra no solo e gera rachaduras nas rochas. O congelamento provoca rachaduras e o descongelamento leva sedimentos para outras áreas.
Foto: Forbes
Erosão antrópica
Resulta das ações humanas, que potencializam outras formas de erosão ou criam novas. Agricultura, mineração, desmatamento, queimadas e outras ações aceleram a erosão e impactam as rochas.
Foto: Flipar
Planeta
O que é transição energética? Entenda!
Foto: Estadão Conteúdo