Cerrado importa? Conheça esse bioma que está perdendo cada vez mais área

Entre 1985 e 2021, 26,6 milhões de hectares de vegetação foram perdidos

Foto: Rio Quente / Reprodução

Segundo maior da América do Sul

O cerrado tem aproximadamente 204 milhões de hectares, e corresponde a 24% do todo o território brasileiro. Seu tamanho é equivalente a Espanha, França, Alemanha, Itália e Reino Unido juntos, segundo o Ipam.

Foto: Lucas Ninno/GettyImages

Compartilha água e biodiversidade

Ele se conecta com outros biomas, como Amazônia, Caatinga, Pantanal e Mata Atlântica, e é considerado a mais rica savana do mundo em biodiversidade.

Foto: Ramesh Thadani/GettyImages

No cerrado há rica biodiversidade:

  • Mais de 10 mil espécies de plantas;
  • 837 espécies de aves;
  • 67 gêneros de mamíferos;
  • 161 espécies de mamíferos, sendo que 19 delas nativas;
  • 150 espécies de anfíbios;
  • 120 espécies de répteis.

Foto: Joao Inacio/GettyImages

Preservação

Considerado uma das áreas prioritárias para preservar a biodiversidade no planeta, até a década de 1950, o bioma estava praticamente inalterado, mas isso mudou.

Foto: Fernando Morais/GettyImages

Desmatamento

Com a evolução da pecuária e agricultura intensa, o cerrado passou a sofrer com o desmatamento ilegal. Entre 1985 e 2021, 26,6 milhões de hectares de vegetação nativa foram perdidos, segundo o MapBiomas. A área é maior que o estado do Piauí.

Foto: GettyImages

Terras indígenas sofrem

O Ipam aponta que o desmatamento em terras indígenas localizadas nesse bioma aumentou 188% em 2023, atingindo mais de 7 mil hectares, e mais de 1,1 milhão de hectares de vegetação nativa, o que corresponde a cerca de 61% da área desmatada em todo o País.

Foto: FG Trade/GettyImages

Alta das temperaturas

Com a derrubada de áreas nativas do bioma para a pastagem e a agricultura, o clima da região ficou quase 1°C mais quente e 10% mais seco, conforme um artigo publicado na revista científica 'Global Change Biology', em 2022.

Foto: Fernando Podolski/GettyImages

Importância

O estudo também aponta que, segundo o Ipam, a perda de florestas impacta o clima e também a perda da vegetação savânica da região. Além disso, a conservação desse bioma ajuda na estabilidade climática e hidrológica local e regional.

Foto: João Inácio/GettyImages

Terra Planeta

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Valeria del Cueto/GettyImages