Imensidão de areia ou gelo: Os maiores desertos do planeta
Os desertos estão entre as formações naturais mais curiosas do planeta. Veja quais são os maiores desertos do mundo.
Foto: Roberdan/Wikimédia commons
1º Antártida (13.829.430 km²) - Curiosamente, o maior deserto do mundo é gelado.
Foto: Imagem de Makri27 por Pixabay
O clima polar, com frio extremo, ventos intensos e tempestades de neve, marcam a Antártida, no Polo Sul .
Foto: Divulgação / Nasa
2º Ártico (13.726.937 km²) - No extremo oposto, este deserto fica no Polo Norte. Abrange quase toda a parte Ártica do planeta, ocupando territórios da Escandinávia, Sibéria, Alasca, Groenlândia e Canadá.
Foto: Imagem de JayMantri por Pixabay
3º Deserto do Saara (9.100.100 km²) - Maior deserto quente do mundo, com imagem típica do que as pessoas veem como deserto, seco e arenoso. O Saara abrange 11 países: Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Egito, Sudão, Chade, Níger, Mali, Mauritânia e Saara Ocidental.
Foto: Imagem de ringog5 por Pixabay
Recentemente, uma foto divulgada pela NASA, a agência espacial americana, causou espanto por parecer uma gigantesca caveira no Deserto do Saara.
Foto: Divulgação NASA
A foto, feita por um astronauta da Estação Espacial Internacional, na verdade, mostra a cratera de um vulcão, que, visto do alto, tem esse formato curioso. Trata-se do Vulcão Trou au Natron, no norte do Chade . A cratera tem 1 km de profundidade e um diâmetro de 6 a 8 km.
Foto: Gerhard Holub • wikimedia commons
A parte branca da cratera, que cria esse formato de um crânio, é natrão, uma mistura de substâncias que têm o sódio como base: cloreto, sulfato, carbonato e bicarbonato.
Foto: Gerhard Holub • wikimedia commons
4º Deserto da Arábia (2.300.000 km²) - Fica na Península Arábica, estendendo-se por oito países: Arábia Saudita, Iêmen, Kuwait, Iraque, Jordânia, Catar, Omã e Emirados Árabes Unidos.
Foto: Elias Rovielo - Flickr
5º Deserto de Gobi (1.300.000 km²) - Fica no norte da China e no sul da Mongólia. Gobi significa deserto em mongol. A 1.200m de altitude, é um deserto frio, com temperatura média de 2ºC.
Foto: Falkenpost por Pixabay
6º Deserto do Kalahari (930.000 km²) -Abrange partes de Angola, Botsuana, Namíbia e África do Sul. Fica numa depressão para onde flui a bacia do Calaári. Tem dunas avermelhadas e vegetação xerófila (adaptada à aridez).
Foto: Imagem de Tobi por Pixabay
7º Patagônia (670.000 km²) - Fica na Argentina e se destaca pela riqueza mineral. Tem petróleo e ferro. Possui vegetação de estepe, adaptada à falta de chuvas.
Foto: Eassi wikimedia commons
8º Grande Deserto de Vitória (647.000 km²) - Fica no Sudoeste da Austrália, entre as montanhas de Pilbara e Kimberley. Com tom avermelhado, é território considerado sagrado dos aborígenes, povo milenar nativo da região.
Foto: Marian Deschain wikimedia commons
9º Deserto Sírio (520.000 km²) - Fica na Península Arábica, abrangendo partes de Síria, Iraque, Jordânia, Arábia Saudita e Kuwait. Historicamente habitado por povos beduínos, ainda já tribos que permanecem na região, perto dos oásis
Foto: Theklan - wikimedia commons
10º Deserto da Grande Bacia (492.000 km²) - Fica nos Estados Unidos, entre a Serra Nevada, a oeste, e as Montanhas Rochosas, a leste. Tem solo arenoso e cascalhoso, numa região entre os estados de Oregon, Idaho, Nevada, Utah, Wyoming, Colorado e a Califórnia.
Foto: Earth's beauty internet site wikimedia commons
Uma curiosidade sobre desertos arenosos é que a amplitude térmica é bem dilatada. Assim, pode fazer 50ºC durante o dia e chegar a temperaturas abaixo de zero à noite.
Foto: pixabay
Uma região de deserto é definida como uma área onde se evapora mais água do que é reposto pela chuva. Por isso, as maiores regiões desérticas estão sobre os oceanos, onde o volume de água evaporada é muito maior do que o volume de chuva. O portal de meteorologia Climatempo explica alguns tipos de deserto e o motivo de sua existência.
Foto: Youtube Canal Prof Bruno Barros - Tudo sobre geografia
Um dos tipos de deserto surge em regiões equatoriais, de latitude média, quando o ar quente que sobe acaba descendo muito seco. É o caso do Deserto de Tengger, na China.
Foto: wikimedia commons
Outra espécie de deserto ocorre quando correntes de vento sopram do equador para os trópicos em altitudes bem elevadas. Um típico exemplo disso é o Deserto do Saara, na África.
Foto: JISphoto pixabay
Também há desertos que se formam por causa de barreiras naturais, quando a chuva cai antes de avançar sobre a região montanhosa. É o caso do Deserto da Judeia, em Israel.
Foto: Inbal & Nir de Arad, Israel - Flickr
Em 2022, por causa da Copa do Mundo no Qatar, o Deserto de Khor Al Abaid, tornou-se um dos assuntos que atraíram a curiosidade. Fica a apenas 60 km da capital Doha e, por isso, acabou sendo visitado por muitos turistas.
Foto: Divulgação Goway Travel
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Roberdan/Wikimédia commons