Peixes, rãs: 8 animais que podem mudar de gênero ao longo do tempo

Algumas espécies conseguem mudar de sexo

Foto: Getty Images

É possível?

Alguns seres vivos da natureza, não têm um sexo biológico definitivo, pois apresentam órgãos femininos e masculinos. Além disso, essas espécies podem mudar seu gênero conforme as condições do ambiente.

Foto: Getty Images

Tartarugas marinhas

Estudos comprovam que espécies como a tartaruga-oliva, a tartaruga-de-couro e a tartaruga-cabeçuda não possuem cromossomos sexuais. A diferenciação acontece no processo de incubação.

Foto: Getty Images

Lagartos pogona

Com sexo geneticamente definido, ele pode variar conforme as condições de temperatura na incubação dos ovos. Isso quer dizer que, mesmo que tenha genes masculinos, o animal pode agir e se reproduzir como fêmea.

Foto: Getty Images

Peixe-palhaço

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) classificou a espécie como hermafroditas protândricos. Dessa forma, os machos podem se transformar em fêmeas para continuar a reprodução.

Foto: Getty Images

Serrano-estriado

Caso haja escassez de machos na época de desova, eles mudam de gênero. Não há estudos definitivos, mas especialistas acreditam que a alteração acontece de forma natural e em caso de necessidade de equilíbrio populacional.

Foto: Getty Images

Rãs

São capazes de induzir geneticamente rãs machos a se desenvolverem externamente como fêmeas, de acordo com uma pesquisa publicada em 2014 na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Foto: Getty Images

Bodiões

Nessa família de peixes marinhos hermafroditas protogínicos, caso o maior macho morra, a maior fêmea do grupo assume a posição. Assim, os órgãos masculinos se desenvolvem e ela muda seu comportamento para se tornar o alfa.

Foto: Getty Images

Choco

O pesquisador Culum Brown, da Universidade Macquarie, descobriu que a espécie é capaz de se fingir de fêmea para enganar possíveis rivais, como forma de se tornar 'inofensivo'.

Foto: Getty Images

Serranus tortugarum

Segundo publicação da revista Behavioral Ecology, a espécie de peixe hermafrodita simultâneo é capaz de mudar de sexo, de macho para fêmea e vice-versa, por até 20 vezes ao dia.

Foto: Getty Images

Terra Planeta🌎

Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.

Foto: Getty Images