Pesquisa
O estudo 'O diverso nicho predatório da humanidade e suas consequências ecológicas' concluiu quem é o maior predador da Terra. E, diferentemente do que muitos podem pensar, não é nenhum 'selvagem': é o ser humano.
Foto: Freepik
Milhares de presas
Segundo a pesquisa, nós, os humanos, somos predadores de 15 mil espécies de vertebrados (animais que possuem coluna vertebral, como os peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos). Assim, somos responsáveis por quase 1/3 do total analisado pelo estudo.
Foto: Unsplash
Método
A pesquisa analisou a interação entre espécies com os seres humanos e também com outros 19 predadores, consideradas os maiores do mundo.
Foto: Pixabay
Descobertas
"A exploração para o comércio de animais de estimação, medicamentos e outros usos afeta agora quase tantas espécies como as destinadas ao consumo alimentar, e quase 40% das espécies exploradas estão ameaçadas pelo uso humano", diz trecho da pesquisa.
Foto: Johannes Andersson na Unsplash
Coruja-Águia
Depois de nós, aparece uma ave. A coruja-águia preda 552 espécies. O número, porém, é cinco vezes menor do que a quantidade de animais que o ser humano pode predar.
Foto: Reprodução/Wikipedia
Leão
Quando pensamos nos maiores predadores da Terra, é comum que o leão venha à mente. O felino, porém, não é páreo para o humano. Nós predamos 80 vezes mais do que os 'reis' da selva.
Foto: Getty Images
Tubarão branco
Outro animal muito associado à atividade predatória, graças ao filme 'Tubarão' (1975), de Steven Spielberg, é o tubarão branco. Perto do humano, porém, ele é 'fichinha': os seres humanos predam 113 vezes mais do que essa espécie marinha.
Foto: Getty Images
Terra Planeta
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Getty Images