Por onde vivem?
Os antílopes saiga são animais migratórios que habitam a Ásia Central, em suas planícies e zonas semiáridas. Eles migram por Cazaquistão, Mongólia, sul da Rússia, Turcomenistão e Uzbequistão.
Foto: Getty Images
Alerta
Esses animais se movimentam cerca de mil quilômetros por ano. Alguns cientistas relatam movimentos erráticos e nômades de tempos em tempos.
Foto: Getty Images
Aparência
A característica mais representativa desse tipo de antílope seja o seu nariz saliente. Este nariz é um vestígio do seu processo evolutivo. O órgão olfativo se desenvolveu para atuar como se fosse um filtro de ar. O nariz grande e flexível, com uma complexa estrutura interna com múltiplas finalidades.
Foto: Getty Images
Caça ilegal
O antílope saiga está seriamente ameaçado pela caça ilegal. Os chifres de saiga são vendidos a um preço muito elevado no mercado ilegal.
Foto: Getty Images
Quase extinção
Mais de 200 mil sagas morreram quase que ao mesmo tempo em 2015. Não tarde, estudos descobriram que forma devido a infecção grave na corrente sanguínea causada por bactérias.
Foto: Getty Images
Cazaquistão tomou medidas
O governo do país criminalizou a caça do animal e deu auxílio veterinário para as espécies da região, bem como autorizou mais de 48,5 mil km quadrados de área para o habitat dos antílopes.
Foto: Getty Images
Terra Planeta 🌎
Acompanhe as notícias sobre o meio ambiente e tudo que envolve a preservação do Planeta. As novidades sobre atitudes sustentáveis, energia e ESG.
Foto: Getty Images