Secas históricas no Brasil

Relembre as secas mais severas que atingiram o País desde 2001

Foto: Reprodução/Unsplash

Seca

A seca é um desastre natural que gera estiagem, ou seja, falta de chuva. Acontece de forma esporádica ou sazonal e pode durar de meses a anos. Separamos alguns que atingiram regiões do Brasil de forma intensa, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI).

Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Seca de 2001

Quem é um pouco mais velho irá se lembrar do ‘apagão de 2001’. A seca daquele ano diminuiu tanto as chuvas que causou uma das piores crises energéticas que o Brasil já viveu. Por falta de água nos reservatórios, o País ficou de julho de 2001 a fevereiro de 2002 com problemas energéticos.

Foto: Reprodução/CTG Brasil

Seca na Amazônia, em 2005

Em 2005, a Amazônia enfrentou um período severo de estiagem. As regiões do sudoeste do Amazonas e o Acre registraram o menor índice pluviométrico dos últimos 40 anos e, até 2010, foi considerada a maior do século, segundo o Inpe.

Foto: Reprodução/Getty Images

Seca na Amazônia, em 2010

Divulgada na época como ‘a maior seca da história’, a seca de 2010 marcou a região com pouquíssimas chuvas. Segundo um estudo divulgado pelo Inpe no ano seguinte, as secas de 2005 e 2010 foram intensificadas pelo ‘El Niño’, que aconteceu entre dezembro e abril, justamente no período das chuvas na Amazônia.

Foto: Reprodução/Getty Images

Seca no Semiárido, de 2012 a 2017

A marca de ‘pior da história do Brasil’ é superada novamente, após atingir o sertão do Nordeste, segundo um apontamento divulgado em 2018 pelo Inmet. A seca durou seis anos, com chuvas abaixo da média em uma região que já tem pouca chuva.

Foto: Reprodução/Unsplash

Seca no Sudeste, em 2014

Essa seca gerou, naquele ano e no seguinte, a pior crise de falta de água em São Paulo, desde 1960. A situação foi normalizando aos poucos durante os três anos seguintes.

Foto: Reprodução/Getty Images

Seca no Pantanal, de 2018 a 2020

O bioma sofreu com a seca mais intensa dos últimos 60 anos, segundo um estudo divulgado pela Cemaden em 2020. Além da estiagem, a região coberta pelo Pantanal também sofreu um número recorde de queimadas.

Foto: Reprodução/Getty Images

Siga o Planeta!🌍

Acompanhe as principais notícias sobre meio ambiente e ciência no Terra.

Foto: Reprodução/Unsplash