Brasileiros famosos que têm ascendência árabe

A imigração libanesa foi muito forte na América e deixou gerações de descendentes. Na foto, o porto de Beirute, no século XIX, com navios usados para as viagens a outros países.

Foto: Divulgação LERC - Centro de Pesquisa sobre Imigração Libanesa.

Antes de falar dos brasileiros, um adendo: A atriz mexicana Salma Hayek tem origem libanesa por parte de pai. Daí o Hayek em seu sobrenome. Ela se chama Salma Hayek Jiménez.

Foto: Reprodução do Instagram @salmahayek

O ator canadense-americano Keanu Reeves nasceu em Beirute, capital do Líbano, filho de uma figurinista britânica com um geólogo de origem chinesa.

Foto: reprodução instagram keanureevesofficial

No Brasil, um dos estados que mais receberam imigrantes foi o Ceará, que até hoje tem uma forte comunidade libanesa. O município de Orós foi um dos mais procurados pelos imigrantes.

Foto: Fredson Pedro wikimedia commons

O pai do cantor cearense Fagner foi um desses imigrantes libaneses. Fagner nasceu em Orós, onde seu pai, José Fares Haddad Lupus e sua mãe Francisca Cândido Lopes tiveram 5 filhos. Fagner é o caçula.

Foto: Reprodução do Instagram @fagnerraimundo

Veja outras personalidades brasileiras que têm ascendência árabe, a maioria libanesa.

Foto: Abdullah Shakoor pixabay

William Bonner - O jornalista paulista se chama William Bonemer Junior. Seu pai, William, falecido em 2016, e sua mãe, Maria Luisa, morta em 2019, eram filhos de imigrantes libaneses.

Foto: Reprodução do Instagram @williambonner_cf

Malu Mader - A atriz carioca filha de um coronel do Exército brasileiro e de uma assistente social, tem ascendência libanesa.

Foto: reprodução instagram

Nanda Costa - A atriz nascida em Paraty, no Sul Fluminense, é neta de uma descendente de libaneses e adora comida árabe. A avó costuma fazer arroz com lentilha que Nanda adora, principalmente se colocar ovo frito em cima.

Foto: Reprodução do Instagram @nandacosta

José Simão - O humorista paulista, que também é jornalista, também tem ascendência árabe. E não se importa de fazer piada com os ancestrais. Todo mundo entra na panela.

Foto: Reprodução do Instagram @simao.z

Frejat - O cantor, compositor e guitarrista carioca tem origem árabe por parte de pai, o advogado e político José Frejat, que está com 98 anos.

Foto: Reprodução do Instagram @frejatoficial

João Bosco - O cantor, compositor e violonista mineiro é filho de libanês. O irmão dele, Tunai, também foi músico e morreu em janeiro de 2020, aos 69 anos.

Foto: instagram/@joaoboscoreal

Maurício Mattar - O ator carioca tem origem libanesa e portuguesa. O sobrenome Mattar é muito comum no Líbano.

Foto: Reprodução do Instagram @mauriciomattar

Tania Khalil - A atriz paulista transformou o sobrenome original Calil em Khalil para a carreira artística. Ela é filha de descendentes de sírios e espanhóis.

Foto: Reprodução do Instagram @taniakhallil

Luciana Gimenez - A apresentadora e modelo paulista tem um sobrenome que não aparece no nome artístico: Morad. E é ele que revela sua origem libanesa. Ela também tem ascendência portuguesa e espanhola.

Foto: Reprodução do Instagram @lucianagimenez

Amyr Klink - O navegador paulista tem pai libanês e mãe sueca. Seu nome é Amyr Khan Klink.

Foto: Reprodução do Instagram @amyrklink

Tony Kanaan - O piloto baiano campeão de Fórmula Indy, tem um nome que já revela a origem árabe: Antoine Rizkallah Kanaan Filho. Ele é oriundo de família libanesa que segue a Igreja Maronita.

Foto: Reprodução do Instagram do @tkanaan

Zagallo - O ex-jogador e ex-treinador alagoano campeão pela Seleção Brasileira, adotou profissionalmente o sobrenome que revela sua origem. Zagallo vem do árabe al-zagal, que significa "pessoa vigorosa"..

Foto: Valter Campanato Agência Brasil wikimedia commons

Xandão - O jogador de futebol paulista se chama Alexandre Luiz Reame e tem ascendência argelina. Mas sua dupla cidadania é italiana.

Foto: Reprodução do Instagram @xandao4oficial

Ali Kamel - O diretor de jornalismo da TV Globo, carioca, se chama Ali Ahamad Kamel Ali Harfouche. Ele é descendente de sírios.

Foto: Divulgação/TV Globo

Beto Carrero - O caubói e empresário paulista, que morreu aos 70 anos deixando um parque temático (Beto Carrero World) em Santa Catarina, era filho de Alexandre Murad. O nome Beto não tinha nenhuma relação com seu nome verdadeiro: João Batista Sérgio Murad.

Foto: Ricardo Stuckert/PR - Wikimédia Commons

Geraldo Alckmin - O político e médico paulista, vice-presidente do Brasil, descende de uma família de imigrantes árabes cuja grafia original do sobrenome era Alkmin, do político mineiro José Maria Alkmin.

Foto: Reprodução do Twitter @geraldoalckmin

Arnaldo Jabor - O cineasta, jornalista e escritor carioca, que morreu em fevereiro de 2022, aos 81 anos, era descendente de sírios.

Foto: reprodução TV Globo

Michel Temer - O politico paulista é filho de imigrantes libaneses que chegaram ao Brasil na década de 1920 e se estabeleceram no interior paulista.

Foto: Reprodução do Instagram @micheltemer

Mouhamed Harfouch - O ator carioca tem um nome que escancara a origem árabe. Sua ascendência síria é por parte de pai. Já a mãe tem ancestrais portugueses.

Foto: Reprodução do Instagram do @mouhamedh

Guilherme Karam - O ator carioca morreu aos 58 anos, vítima de uma doença degenerativa. Seu sobrenome Karam é muito comum no Líbano.

Foto: Reprodução de TV Globo / Gianne Carvalho

Sabrina Sato - A atriz e apresentadora paulista tem ascendência libanesa e japonesa. É filha do empresário Omar Rahal, filho de libanês, e da psicóloga Kika Sato Rahal, filha de japoneses.

Foto: Reprodução do Instagram @sabrinasato

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Divulgação LERC - Centro de Pesquisa sobre Imigração Libanesa.