Colher de pau gera polêmica na cozinha. Saiba o motivo
O que pouca gente sabe é que, no Brasil, existe uma lei que proíbe uso de colher de madeira/pau em restaurantes. Entenda a história!
Foto: Imagem de Monfocus por Pixabay
A lei existe há 19 anos. Ela está dentro da Resolução RDC 216/04, que criou ainda a Cartilha sobre Boas Práticas para Serviços de Alimentação. A medida foi feita pela ANVISA, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
Foto: Governo Federal
Apesar de proibida em restaurantes, a colher de pau, é claro, é permitida dentro de residências. Além da colher de pau, existem outros utensílios de madeira, como garfo, faca e socador.
Foto: Imagem de Steve Buissinne por Pixabay
A restrição se dá pelo fato das madeiras serem porosas, ou seja, elas conseguem absorver muita gordura e até restos de comida preparadas anteriormente. Assim, elas podem acumular microrganismos que fazem mal à saúde.
Foto: Imagem de Frauke Riether por Pixabay
Por outro lado, há quem acredite que este material não prejudica a panela. Também quem ache que é mais fácil de limpar pois as sujeiras logo somem. No entanto, basta passar a mão para sentir a gordura na madeira.
Foto: Bombeiros.Ce.Gov.Br
Especialistas reforçam que a melhor forma de lavar as colheres de pau também é com água e sabão. Eles lembram, porém, que as madeiras têm facilidades de criar canais internos. Estes acumulam bactérias e fungos e também podem passar para os alimentos.
Foto: Imagem de Bruno - Germany por Pixabay
Deyan Dimitrov é um especialista em limpeza e CEO da Laundryheap. Em entrevista ao jornal "Express.co.uk", ele falou mais sobre o processo de limpeza dos utensílios de cozinha.
Foto: Youtube Canal Laundryheap
“Na realidade, esse hack prejudica a vida útil da sua colher; em vez de prolongá-lo, ocorre o contrário por vários motivos. Quando a madeira é exposta a altas temperaturas e umidade, ela pode desfiar, deformar e eventualmente rachar”, comentou Dimitrov.
Foto: Youtube Canal Laundryheap
"O ciclo de limpeza de uma máquina de lavar louça expõe a madeira ao calor extremo. O bom e velho sabão e água farão maravilhas pelos seus utensílios de madeira", completou Deyan.
Foto: Divulgação Proma Construções e Negócios
No Tik Tok, aliás, há um vídeo muito comum, onde ensina a fazer a limpeza, com água fervente e bicarbonato de sódio.
Foto: Reprodução Insternet
Quem defende os utensílios de madeira, também destaca que eles deixam a comida até mais saborosa. Por outro lado, as madeiras podem soltar pequenas farpas e as ingerirmos.
Foto: Imagem de jacqueline macou por Pixabay
Outra vantagem das colheres de pau é que elas são resistentes à fervura. Esse é um excelente método para desinfetar. Já os plásticos podem derreter.
Foto: Divulgação Casa Pratica Qualita
Os especialistas destacam ainda que as colheres de madeira têm uma baixa vida útil. Além dos utensílios de plástico, eles também recomendam material de silicone.
Foto: Reprodução
Estudos indicam que os utensílios de cozinha de madeira são usados no Brasil desde a época dos índios.
Foto: Imagem de Mimzy por Pixabay
Portanto, ele hoje, é um elemento típico da cultura brasileira, mesmo com a restrição da ANVISA. A ANVISA, por sua vez, existe desde 1999. As agências reguladoras "explodiram" no Brasil no governo FHC.
Foto: Marcelo Camargo Agência Brasil
O objetivo principal delas é estimular a concorrência, mas de forma saudável, respeitando leis que não prejudiquem o cidadão. Os dirigentes das agências reguladoras são nomeados pelo Presidente depois de aprovação pelo Senado.
Foto: Portal Anvisa wikimedia commons
O atual presidente da ANVISA é o médico Antônio Barra Torres. Ele está na função desde novembro de 2020 e deve ficar lá até dezembro do ano que vem, mesmo tendo sido indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Foto: Governo Federal
ANATEL (telecomunicações), ANCINE (cinema), ANTT (transportes terrestres), ANAC (aviação civil) e ANEEL (energia elétrica) são outros exemplos de agências reguladoras.
Foto: Governo Federal
E você, o que achou desta história?
Foto: Imagem de Thilo Becker por Pixabay
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: Imagem de Monfocus por Pixabay