Veja quando os países comemoram o Dia dos Namorados ao redor do mundo

O Dia dos Namorados é uma celebração mundial. Nela, os casais apaixonados, das mais diferentes culturas e regiões, se reúnem para demonstrar seu amor e também presentar o parceiro(a).

Foto: Pixabay

Ele é comemorado no Brasil no dia 12 de junho desde 1948. A criação da data aconteceu como uma estratégia comercial pensada pelo publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr.

Foto: Freepik

João Doria foi escolhido pela loja Exposição Clipper para tentar aumentar as vendas no mês de junho, que era um período do ano em que o comércio ficava mais fraco. Ele criou então o Dia dos Namorados, para que os casais tivessem uma data fixa para comprar presentes.

Foto: Pixabay

A escolha deu certo, já que atualmente o Dia dos Namorados é uma das datas com maior rentabilidade para o comércio brasileiro, sendo aguardada ansiosamente por diversas áreas do mercado.

Foto: Freepik

No entanto, você sabia que essa data é uma particularidade do Brasil e que no resto do mundo é diferente? Veja como é exatamente o Dia dos Namorados ao redor do planeta:

Foto: WikiImages por Pixabay

Nos Estados Unidos, a data é comemorada no dia 14 de fevereiro e é chamado de Valentine's Day. Além do dia, a forma como acontece a celebração também é feita de forma diferente da brasileira.

Foto: Freepik

Isso porque nos Estados Unidos a data é comemorada, principalmente, por namorados e casais casados, porém também é bem comum encontrar amigos e parentes se presenteando, como forma de celebrar o amor e reforçar o carinho que tem pelo outro.

Foto: susan lu4esm pixabay

São Valentim ficou associado ao amor romântico após lutar contra a proibição do casamento no fim da Idade Média. Ele tinha ideias contrárias às do imperador Cláudio II e por isso foi preso. Na prisão, ele recebeu flores e cartões de pessoas que afirmavam ainda acreditar no amor e também no casamento.

Foto: Pixabay

A grande maioria dos outros países no mundo também comemora a data no dia 14 de fevereiro. Um exemplo é a Itália, que tem Florença, Veneza e Verona como três das cidades mais românticas para curtir o Dia dos Namorados na região.

Foto: Freepik

A Alemanha comemora no dia 14 de fevereiro, porém a data não é tão comercializada como em outros países, como os Estados Unidos. Lá, há tradições mais simples como os biscoitos de gengibre gigantes, decorados com frases de amor e glacé. Já o porco é visto como símbolo de desejo e sorte.

Foto: Freepik

Já na Espanha, algumas regiões têm datas diferentes para celebrar o amor. Uma delas é Valencia, quando o Dia dos Namorados acontece no dia 9 de outubro, na festa de São Dionísio, ou San Dionísio

Foto: Freepik

A Romênia também tem uma data bem específica: 24 de fevereiro. Ou seja, dez dias depois do dia que é comemorado em boa parte do mundo. O país enxerga o Dia dos Namorados pelo lado da celebração do amor mas também pela chegada da primavera.

Foto: Freepik

Uma situação curiosa acontece na China. Isso porque não há uma data fixa para comemorar o Dia dos Namorados. No caso, uma lenda local faz com que a celebração aconteça no sétimo dia do sétimo mês do calendário chinês.

Foto: Freepik

O Dia dos Namorados é tão único na China que tem até mesmo um nome: Festival Qixi. Nele, os solteiros oferecem frutas para poder encontrar o amor verdadeiro. Os casais já unidos oram por prosperidade, para que o amor continue forte entre eles.

Foto: Youtube/China Culture

Independentemente do país que a pessoa está ou da data em que é celebrado, o Dia dos Namorados é um evento mundial que tem como função aumentar ainda mais o amor de casais, seja com palavras, presentes ou gestos românticos.

Foto: Pixabay

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Pixabay