6 benefícios da fruta-do-conde para a saúde
Foto: anto.cakep | Shutterstock
A fruta-do-conde (Annona squamosa) é amplamente reconhecida por seu sabor. Também chamada de pinha ou ata no Brasil, é nativa das Antilhas e muito popular na América Central e do Sul. Rica em vitaminas, proteínas, ferro, fibras, entre outros nutrientes, ela é doce e tem uma textura cremosa, o que a torna uma opção muito apreciada na culinária. A seguir, confira 6 benefícios dessa fruta para a saúde!
Foto: anto.cakep | Shutterstock
1. Auxilia no controle de peso A fruta-do-conde possui baixo teor calórico e é rica em fibras, o que contribui para a sensação de saciedade. Esse efeito ajuda a controlar o apetite e, consequentemente, auxilia no processo de emagrecimento. Seu consumo pode ser uma opção saudável para quem busca perder peso sem abrir mão de uma alimentação nutritiva.
Foto: Josep Suria | Shutterstock
2. Combate inflamações Segundo a pesquisa “Analgesic and Anti-Arthritic Potential of Methanolic Extract and Palmatine Obtained from Annona squamosa Leaves“, divulgada na Pharmaceuticals, as folhas da árvore da fruta-do-conde tem substâncias com ação analgésica, anti-inflamatória, anti-hiperalgésica e antiartrítica que são especialmente benéficas para ajudar a tratar a dor persistente e a artrite.
Foto: Phovoir | Shutterstock
3. Ajuda a combater a anemia Rica em ferro, um mineral essencial para a formação das hemácias (células vermelhas do sangue), a fruta-do-conde é uma aliada contra a anemia. Isso porque esse mineral é fundamental para o transporte de oxigênio pelo corpo e, quando está em falta, pode causar fadiga e fraqueza. Além disso, a fruta-do-conde contém vitamina C, que facilita a absorção do ferro pelo organismo.
Foto: Fida Olga | Shutterstock
4. Facilita o controle da pressão arterial A fruta-do-conde é rica em potássio, substância que equilibra os níveis de sódio no organismo e relaxa os vasos sanguíneos. Isso facilita a circulação do sangue e reduz a pressão arterial. Esse efeito torna a fruta uma excelente aliada da saúde cardiovascular, pois diminui a rigidez das artérias, fazendo com que o coração não precise trabalhar com esforço excessivo para bombear o sangue.
Foto: mikeforemniakowski | Shutterstock
5. Colabora com o equilíbrio de açúcar no sangue O estudo “Antidiabetic and antioxidant activity of Annona squamosa extract in streptozotocin-induced diabetic rats“, publicado no Singapore Medical Journal, analisou o efeito antioxidante do extrato aquoso das folhas da fruta-do-conde em ratos diabéticos. Os resultados mostraram redução significativa da glicose no sangue, melhora nos níveis de insulina e no metabolismo da gordura, além da prevenção de complicações do diabetes.
Foto: vetre | Shutterstock
6. Mantém a saúde óssea O cálcio, fósforo e magnésio, minerais essenciais para a saúde óssea, estão amplamente presentes na fruta-do-conde. Esses nutrientes contribuem para a manutenção da densidade óssea e ajudam na prevenção de doenças relacionadas ao enfraquecimento dos ossos, como osteoporose e osteopenia. Inclusive, o magnésio ajuda a relaxar os músculos e a prevenir câimbras e espasmos.
Foto: peakanucha | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: anto.cakep | Shutterstock