6 benefícios da planta ora-pro-nóbis para a saúde e como usá-la
Foto: necaalcantara/Pixabay
Originária das regiões tropicais das Américas, a ora-pro-nóbis tem sido utilizada há séculos tanto na culinária quanto na medicina popular. Fácil de cultivar, adaptando-se bem a diferentes condições de solo e clima, oferece uma fonte rica de nutrientes essenciais. Encontrada comumente em hortas domésticas e cercas, enriquece diversos pratos tradicionais. Por isso, confira, a seguir, 6 benefícios para a saúde e como usá-la!
Foto: Juliana Verly | Shutterstock
1. Aumento da imunidade
A planta é amplamente reconhecida por seu impacto positivo no sistema imunológico e cujas folhas são excepcionalmente ricas em vitamina C. Esse antioxidante aumenta a produção de glóbulos brancos, essenciais na resposta imune. “A vitamina C atua diretamente nas nossas células de defesa e ajuda a combater os microrganismos causadores de doenças, fortalecendo nossos anticorpos”, afirma a farmacêutica Luciana Rocha.
Foto: marina_ua | Shutterstock
2. Benefícios digestivos
As folhas de ora-pro-nóbis são uma fonte excepcional de fibras, divididas em solúveis e insolúveis. Estas últimas aumentam o volume das fezes e aceleram o trânsito intestinal, ajudando a prevenir a constipação e promovendo movimentos intestinais regulares. Por outro lado, as fibras solúveis formam um gel viscoso no intestino, que retarda a digestão e a absorção de nutrientes, ajudando a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e reduzindo o colesterol LDL.
Foto: New Africa | Shutterstock
3. Regulação do colesterol
Outro benefício se trata da regulação do colesterol, graças ao conteúdo de fibras solúveis e fitoesteróis da planta. As fibras solúveis formam uma substância semelhante a um gel no intestino, que pode ligar-se aos ácidos biliares e colesterol, facilitando sua excreção do corpo. Isso resulta em uma redução da absorção de colesterol e, portanto, em níveis mais baixos de LDL no sangue. Ainda, os fitoesteróis presentes em ora-pro-nóbis competem com o colesterol para a absorção no intestino, diminuindo ainda mais os níveis de LDL.
Foto: ridersuperone | Shutterstock
4. Saúde dos ossos
Ora-pro-nóbis contribui significativamente com a saúde óssea devido ao seu conteúdo de minerais como cálcio e magnésio. O cálcio é fundamental para formação e manutenção dos ossos e dentes, e sua deficiência está diretamente relacionada ao desenvolvimento de osteoporose, uma condição caracterizada por ossos fracos e frágeis. O magnésio, por outro lado, é necessário para a ativação da vitamina D, que auxilia na absorção de cálcio pelo intestino.
Foto: Ramcreative | Shutterstock
5. Propriedades anti-inflamatórias
Os compostos bioativos da ora-pro-nóbis, incluindo flavonoides e ácidos fenólicos, têm demonstrado propriedades anti-inflamatórias significativas. A inflamação crônica está associada a uma série de doenças, incluindo artrite e condições cardíacas. Além disso, os ácidos fenólicos presentes na planta podem modular a atividade de enzimas inflamatórias, reduzindo a inflamação e o dano tecidual.
Foto: Yurchanka Siarhei | Shutterstock
6. Saúde da pele e dos cabelos
Ora-pro-nóbis é uma excelente fonte de nutrientes essenciais para a saúde da pele e dos cabelos, incluindo vitaminas A, C e E, além de biotina e zinco. A vitamina A é crucial para a renovação celular da pele, mas sua deficiência pode levar à pele seca e escamosa. A vitamina C, por outro lado, é necessária para a síntese de colágeno, uma proteína que confere elasticidade e firmeza à pele.
Foto: 910732akubi | Shutterstock
Como utilizar a ora-pro-nóbis
Incorporar a ora-pro-nóbis na dieta é simples. As folhas podem ser consumidas cruas em saladas, oferecendo um sabor suave que se mistura bem com outros vegetais. Cozinhá-las em sopas, refogados ou guisados é outra forma de consumo, preservando seus nutrientes. Adicionar a sucos verdes ou smoothies pode ser uma maneira refrescante de obter seus benefícios.
Foto: Mirian Goulart Nogueira | Shutterstock
Acompanhe o Terra
Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.
Foto: necaalcantara/Pixabay