6 benefícios das ervas medicinais para saúde

Foto: Light Stock | Shutterstock

O uso de plantas medicinais para a saúde é uma prática ancestral presente em diversas culturas e com a crescente valorização das abordagens naturais e holísticas. “Chás de ervas em infusão são fontes de compostos bioativos que, associados a hábitos de vida saudáveis, oferecem benefícios à saúde”, diz a nutricionista Isabela Xavier, que elenca alguns motivos para você incluir as ervas na rotina. Confira: 

Foto: Light Stock | Shutterstock

1. Auxiliam a digestão 

Ervas como a camomila e a erva-doce, por exemplo, reduzem gases e inchaços, enquanto o boldo trata a indigestão. Gengibre e hortelã estimulam a produção de sucos digestivos, melhorando a digestão e a absorção de nutrientes.

Foto: Cook Shoots Food | Shutterstock

2. Possuem propriedades anti-inflamatórias

Diversas ervas apresentam propriedades anti-inflamatórias, destacando-se a cúrcuma, o gengibre e o alecrim. Por exemplo, a curcumina, um componente ativo da cúrcuma, contribui para a redução da inflamação associada a condições como artrite e doenças cardiovasculares.

Foto: MShev | Shutterstock

3. Possuem propriedades antioxidantes 

O alecrim, o orégano e o chá-verde, por exemplo,  têm propriedades antioxidantes. “Um dos processos que pode aumentar a velocidade de envelhecimento é a oxidação das moléculas do organismo. A bebida [chá-verde] atua justamente nesse aspecto, protegendo contra os radicais livres”, explica Alex Botsaris, clínico-geral e especialista em doenças infecciosas.

Foto: Sea Wave | Shutterstock

4. Ajudam a diminuir o estresse e a ansiedade 

Ervas como valeriana, passiflora e lavanda possuem propriedades calmantes que contribuem para a redução do estresse e da ansiedade. A herborista e consultora de fitoterapia Sabrina Jeha recomenda o hábito de tomar duas xícaras de chá após as 17h00 ou antes de dormir.

Foto: Luis Echeverri Urrea | Shutterstock

5. Ajudam a controlar o açúcar no sangue

Os chás auxiliam no controle dos níveis de açúcar no sangue, pois algumas ervas contêm compostos que influenciam e melhoram a sensibilidade do organismo à insulina, como a canela e a cúrcuma. “A canela tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, antidiabéticas, antifúngicas e antibacterianas, além de melhorar náuseas e diarreia”, explica a farmacêutica Paula Molari Abdo.

Foto: Fabian Montano Hernandez | Shutterstock

6. Auxiliam a saúde cardiovascular 

As ervas medicinais oferecem diversos benefícios à saúde cardiovascular, pois possuem propriedades vasodilatadoras, melhorando assim a circulação sanguínea. Além disso, o chá-verde, por conter antioxidantes, auxilia na neutralização dos radicais livres, o que também contribui para a proteção do coração.

Foto: zirconicusso | Shutterstock

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Light Stock | Shutterstock