Como dormir melhor em cada idade

Algumas estratégias podem te ajudar a maximizar suas horas na cama. Veja o que fazer em cada faixa etária

Foto: Isabella Fischer

Bebês

Aqui o sono é muito importante! Os recém-nascidos passam de 14 a 17 horas dormindo todos os dias; quando os bebês atingem a marca de 4 meses, eles tendem a dormir um pouco menos, de 12 a 16 horas.

Foto: Dakota Corbin

Recém-nascidos

Pode levar até 12 semanas para os recém-nascidos desenvolverem o impulso circadiano que os leva a dormir durante a noite. Tente usar a luz solar (indireta) a seu favor até que ele entenda a hora de ficar acordado e a hora de relaxar.

Foto: Hessam Nabavi

2 a 5 anos

Essa é a fase que o bebê sai do berço e vai para a cama própria. Aqui a dificuldade é fazer a criança aceitar essa adaptação; pense em estratégias de recompensas, bichinhos de pelúcia e tente mostrar que a casa é segura mesmo à noite.

Foto: Isaac del Toro

6 a 12 anos

Crianças nessa faixa etária funcionam melhor quando dormem de 9 a 12 horas por noite, mas o índice de insônia é alto nesta faixa etária – cerca de 20%.

Foto: Annie Spratt

Insônia

Se seu filho está com insônia, consulte um pediatra e busque opções de tratamento como a terapia cognitivo-comportamental. Além disso, tente reduzir o tempo que as crianças passam diante da tela.

Foto: Annie Spratt

13 a 19 anos

Cerca de 18% dos adolescentes enfrentam problemas de insônia e, aqui, adivinha só? O celular também é um dos grandes vilões... tente desconectar-se dos aparelhos digitais o mais cedo possível para aproveitar uma bela noite de sono.

Foto: Alexander Grey

Estresse

Tratar o estresse (típico dessa idade) é muito importante, além de evitar o consumo de cafeína à tarde, por exemplo.

Foto: Adrian Swancar

20 a 34 anos

É, parece que você não é tão diferente dos adolescentes quanto pensa: para dormir melhor evite ficar no celular antes de dormir, evite consumir álcool, trate o estresse e a ansiedade e, principalmente, não leve o trabalho para a cama.

Foto: Laura Chouette

35 a 40 anos

"Organize-se" para dormir com pelo menos 30 minutos de antecedência. Desconecte-se de aparelhos, de celulares e evite o consumo excessivo de álcool. Caso a insônia persista, procure um especialista.

Foto: Anthony Tran

41 a 50 anos

Nesta faixa etária é comum que o sono fique em segundo (e às vezes até terceiro) plano, depois da família e do trabalho. Ainda assim, é importante priorizar hábitos saudáveis, como dormir bem.

Foto: Rehina Sultanova

Pouca água

Para mulheres que enfrentam a menopausa, busque usar pijamas mais frescos e dormir em ambientes refrescantes. Se a apneia do sono te atormentar, busque ajuda profissional. Também é importante controlar o tanto de água que você consome antes de ir se deitar.

Foto: Ronan Furuta

51 a 60 anos

Os problemas com a menopausa e com apneia do sono continuam, e você segue querendo ir ao banheiro toda hora. Durma com roupas refrescantes, procure um especialista para tratar a apneia, evite café à tarde e não beba muita água antes de dormir.

Foto: Becca Schultz

61 a 75 anos

É comum que as pessoas precisem se desligar da rotina do trabalho durante esta faixa etária, já que é quando a aposentaria chega. Reorganize seu dia e inclua mais atividades físicas no seu cronograma.

Foto: Nathan Waters

75+

Quanto mais velho você fica, mais cedo tende a acordar. Nesta fase da vida, você pode cochilar perto do início da noite e acordar por volta das 5 ou 6 da manhã. Tente controlar o horário dos cochilos, não beba muita água antes de ir pra cama, faça atividades físicas e tome cuidado com as vitaminas e suplementos que você toma.

Foto: Tim Doerfler

Siga Terra Você

Saúde, saúde mental, autocuidado, comportamento, alimentação... As grandes transformações da vida começam por VOCÊ!

Foto: Danie Franco