As maiores pirâmides do mundo

A maior pirâmide do mundo não fica no Egito, mas sim no México. Trata-se da Pirâmide de Tepanapa ou de Cholula, localizada na cidade de Puebla.

Foto: Altevir Vechia wikimedia commons

Ela está encoberta por uma colina com uma igreja no topo e é quase o dobro do volume da Pirâmide de Gizé, no Egito, com uma base quase quatro vezes maior.

Foto: wikimedia commons Janice Waltzer

Embora seja menor em altura, com 66 metros em comparação com os 138,8 metros da Pirâmide de Gizé, sua estrutura é semelhante à da Pirâmide do Sol, também no México, considerada a terceira maior do mundo.

Foto: reprodução r7.com

A descoberta da maior pirâmide do mundo ocorreu apenas em 1910 pelos habitantes locais e, desde então, os estudiosos encontraram mais de 400 corpos enterrados no monumento e ao seu redor.

Foto: reprodução r7.com

Cercada de mistérios, a pirâmide funcionava como um importante centro de culto e sacrifícios na época em que foi construída. Confira agora uma lista com as maiores pirâmides do mundo!

Foto: wikimedia commons Danielllerandi

Pirâmide Zigurate de Ur, Iraque: Construída por volta de 2100 a.C., esse pirâmide servia como centro religioso e político da cidade. Embora tenha sido parcialmente destruída por saqueadores no século 19, ainda é uma das principais atrações turísticas da cidade.

Foto: Wikimedia Commons

Pirâmides chinesas: Também conhecidas como Túmulos da Dinastia, são estruturas funerárias em formato de pirâmides. Elas ficam localizadas na província de Shaanxi e serviam para abrigar os restos mortais dos primeiros imperadores da China.

Foto: Brücke-Osteuropa – Wikimedia Commons

Pirâmide de Karlsruhe, Alemanha: Foi construída em 1823, em homenagem ao fundador da cidade, Carlos Guilherme de Baden-Durlach. A estrutura tem 18 metros de altura e 12 metros de largura.

Foto: Martin Dürrschnabel – Wikimédia Commons

Pirâmide de Hellinikon, Grécia: Localizada na cidade de Argos, essa pirâmide tem cerca de 15 metros de comprimento e 4 metros de altura. Construída no século 30 a.C., acredita-se que ela pode ter sido um túmulo ou um templo.

Foto: Egerváry Gergely – Wikimédia Commons

Pirâmide do Sol, México: Construída pelos povos pré-colombianos da Mesoamérica por volta de 100 d.C., é considerada a maior pirâmide do México e uma das maiores do mundo, com incríveis 65 metros de altura e 225 metros de largura.

Foto: site pxhere.com/en/photo

Pirâmide de Kukulkán, México: Também conhecida como El Castillo, essa pirâmide fica localizada na antiga cidade maia de Chichén Itzá. A estrutura conta com 365 degraus, 24 metros de altura e 55 metros de largura.

Foto: Travicted Photography – Flickr

Pirâmides Núbias, Sudão: Foram construídas entre o século 8 a.C. e o século 4 d.C. e são consideradas uma das maiores concentrações de pirâmides do mundo. Pela importância histórica, elas se tornaram um Patrimônio Mundial da UNESCO.

Foto: B N Chagny – Wikimédia Commons

Templo do Grande Jaguar, Guatemala: É uma antiga estrutura maia localizada na cidade de Tikal, na atual Guatemala. Foi construído no período clássico maia, por volta do século VII d.C..

Foto: Foto Free de Anna Stampfli do site unsplash.com/fotos

Pirâmide de Djoser, Egito: É uma das estruturas mais antigas do mundo, construída por volta de 2670 a.C.. Localizada na cidade de Saqqara, essa pirâmide foi encomendada para o faraó Djoser como seu túmulo.

Foto: Sebastiá Giralt - Flickr

Pirâmide de Miquerinos, Egito: É a menor das três pirâmides principais localizadas em Gizé, construídas durante o Antigo Egito. Com tem 66 metros de altura e 108,5 metros de largura, ela foi feita para ser o túmulo do faraó Miquerinos.

Foto: RViana – Flickr

Pirâmide de Quéfren, Egito: Mais uma de Gizé, essa pirâmide foi construída por volta de 2520 a.C. para o faraó Quéfren, filho de Quéops. A estrutura tem 136,5 metros de altura e 215,5 metros de comprimento na base.

Foto: David Rull – Flickr

Além de conter o sarcófago do faraó, a pirâmide conta com uma esfinge, uma majestosa estátua com o corpo de leão e o rosto de Quéfren.

Foto: flickr Ana Paula Hirama

A Grande Pirâmide de Gizé, Egito: É a mais antiga das Sete Maravilhas do Mundo Antigo e a única a permanecer em grande parte intacta. A pirâmide foi construída como túmulo para o faraó Quéops durante a Quarta Dinastia do Antigo Egito, por volta de 2550 a.C..

Foto: site pxfuel.com/pt

Acredita-se que a Grande Pirâmide de Gizé tenha sido construída por cerca de 20 mil trabalhadores ao longo de 20 anos. Originalmente, a estrutura atingia uma altura de 146,6 metros, mas hoje está ligeiramente mais baixa devido à perda de parte do revestimento de calcário.

Foto: Janusz Recław wikimedia commons

Também conhecida como Pirâmide de Queóps, a Grande Pirâmide de Gizé foi, durante muitos anos, a estrutura mais alta do mundo. Seus blocos foram cortados em forma de paralelepípedos e transportados para o local da construção usando rampas e cordas.

Foto: Sérgio Zeiger – Flickr

A Grande Pirâmide é famosa por suas supostas associações astronômicas e matemáticas, como as proporções que se acredita estarem relacionadas a conceitos astrológicos.

Foto: Nina wikimedia commons

Por conta da forma e da época em que foi construída – os blocos da pirâmide pesam toneladas e são perfeitamente encaixados –, existem inúmeras teorias e mistérios em torno da construção dessa pirâmide impressionante.

Foto: Hala Ezzat pexels

Acompanhe o Terra

Diariamente o Terra traz conteúdos para você se manter informado. Acesse o site e nos siga nas redes.

Foto: Altevir Vechia wikimedia commons