Processo seletivo: 5 características que jovens precisam desenvolver
Letícia Vaz, referência no empreendedorismo, traz pontos que diferenciam candidatos na hora do recrutamento
Construir uma equipe de sucesso requer saber quais características realmente fazem a diferença na atividade do time ainda na hora da contratação. Letícia Vaz, referência no empreendedorismo, explica que não basta que candidatos tenham apenas habilidades técnicas --é preciso ter atitudes específicas para uma vida profissional de sucesso. No caso dos jovens, que nem sempre possuem a experiência para se destacar já no momento da entrevista, ela afirma que profissionais proativos e com capacidade de adaptação serão aqueles que alcançarão o sucesso mais facilmente.
Letícia aponta, como características que leva em consideração na hora de contratar um jovem para trabalhar com ela, que o "sangue no olho" é imprescindível. "Eu posso te ensinar tudo, mas eu não posso te ensinar a querer", diz.
A segunda característica que mais impressiona a especialista é a capacidade de criar laços com colegas de trabalho. "Ter um bom relacionamento. Sabe aquela pessoa que é fácil de conversar? Que é fácil de ter feedback? E, ao invés de ver um problema e aumentar esse problema, ela desenvolve soluções rápidas?", descreve. "Uma pessoa que não fica de fofoquinha, não fica de intriga. Uma pessoa leve", continua.
De acordo com Letícia, a capacidade de adaptação também é levada em conta no momento da seleção profissional. "Como as redes sociais mudam muito rápido, quando eu vou contratar alguém, eu sempre vejo como ela lê dados. E como ela está apta e flexível para criar outras soluções que são diferentes das soluções que a gente já tem até então", pontua.
Disposição para aprender é o quarto comportamento que Letícia enxerga como diferencial. "Eu sempre busco pessoas que olham pras situações e falam: 'nossa, o que eu posso aprender com isso?'. Pessoas curiosas, pessoas observadoras, pessoas que não têm medo do novo e que não têm medo de testar e sair da casinha".
"E a quinta característica são pessoas que são proativas e organizadas. Eu não consigo trabalhar com pessoas que não têm um processo. Que saibam que o A vai levar para o caminho B, que vai levar para o caminho C. E que elas têm que fazer tudo isso todos os dias. Então ser disciplinado, ser proativo, ser organizado é um grande diferencial", conclui.