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MURILO MENDES: MODERNISTA DESARTICULADO

Poeta reverenciado e figura independente do modernismo brasileiro é revisto em duas novas publicações Murilo Mendes - Ensaio Crítico, Antologia, Correspondência e A Trama Poética de Murilo Mendes

Reprodução/Divulgação/
O poeta (centro) foi retratado por pintores como Ismael Nery (acima) e Portinari (abaixo)

São Paulo - O poeta Murilo Mendes instaurou na palavra o seu império. O respeito foi declarado em um poema por Carlos Drummond de Andrade que, como os demais poetas que despontaram nos anos 20 e 30, quando o modernismo fervilhava, reconhecia naquele mineiro o revolucionário que convivia amorosamente com o tradicional. A poesia própria, única, inusitada de Mendes foi reverenciada ainda em outros países, especialmente na Itália, onde ele passou os últimos 18 anos de vida. Período marcado também pelo sofrimento com a indiferença à sua obra no Brasil, só recuperado com lançamentos ocasionais como os que chegam agora às livrarias: Murilo Mendes - Ensaio Crítico, Antologia, Correspondência (Editora Perspectiva, 400 páginas, R$ 30), de Laís Corrêa de Araújo, e A Trama Poética de Murilo Mendes (Lacerda Editores, 199 páginas, R$ 20), de Leila Maria Fonseca Barbosa e Marisa Timponi Pereira Rodrigues.

O múltiplo universo muriliano transborda em variadas leituras de estudiosos, pesquisadores, poetas e críticos no Brasil e no exterior. Os estudos desses dois livros se completam não apenas no resgate da importância da obra do poeta como também no objetivo de apontá-lo como uma figura independente do modernismo brasileiro. Mendes estreou na literatura em 1930 com o livro Poesia, aclamado como o conjunto de versos mais fortes e mais enigmáticos até então surgidos na língua portuguesa.

Se o poeta não se postou logo na linha de frente dos modernistas, argumenta Laís Corrêa de Araújo, é de supor que sua abstenção tenha tido caráter mais pessoal, ou seja, a atitude independente de "franco-atirador", coerentemente mantida por toda a vida , aliada, talvez, à famosa característica de "mineiridade", que pressupõe, mais que a timidez, uma certa desconfiança pela grandiloqüência dos "manifestos e programas".

Laís travou um longo contato com o poeta, mantendo até mesmo uma ativa troca de correspondência. Alguns originais estão reproduzidos no livro e revelam sua independência estética. É curioso anotar, escreve a autora, que não constam, entre a enorme, explorada e divulgada correspondência de Mário de Andrade, cartas de Murilo Mendes, à busca de conselho, orientação ou aprovação. "No longo comércio de questionamento e consulta que lhe fiz, quando escrevendo o ensaio sobre sua obra, nenhuma menção foi feita sobre interferência alheia opinativa quanto à sua escrita poética", afirma Laís.

A única exceção foi uma correspondência enviada, em 1920 a Alceu Amoroso Lima, que se surpreendeu com o conteúdo. "Era um rolo de papel escrito no verso de folhas impressas do Banco Boavista, contendo poesias escritas à mão ou à máquina. Fiquei encantado com elas e escrevi (...) um rodapé no O Jornal sobre esse desconhecido, que parecia revelar uma força poética e profunda, com um extraordinário senso de humor." A observação é mais uma constatação de que o poeta acompanhava atentamente as mudanças estéticas e culturais que aconteciam no Brasil e na Europa, especialmente as correntes que se lançavam à renovação da poesia, apesar de não se filiar a nenhum movimento.

O momento em que mais se aproxima dos modernistas é com o livro História do Brasil, publicado em 1932. A observação é feita tanto por Laís como pelas autoras de A Trama Poética, Leila Barbosa e Marisa Rodrigues. Nesta obra, Murilo Mendes revelou um posicionamento ao mesmo tempo satírico e laudatório dos fatos do Brasil, com o estilo intencionalmente chocante de uma linguagem coloquial e que não dispensa a retórica ufanista. São os poemas-piadas, criados anos antes por Mário e Oswald de Andrade, pequenos versos que se constituem em um lema nacional, como em Homo brasiliensis: "O homem/ É o único animal que joga no bicho."

Por entenderem que A História do Brasil trata de um espaço de subversão, da transgressão, de uma face brasileira típica de sua picardia, as autoras de A Trama Poética acreditam que o poeta contribui para a estética da malandragem brasileira, algo também verificado em Poemas, em que faz alusão a Pedro Malazartes, não só pelo título como também por recuperar a esperteza do jabuti que não se fixa "nos caminhos do mundo", por reverter a ordem, consolidando heróis vagabundos glorificando os soldados vencidos.

Apesar da bela capa de Di Cavalcanti, Murilo Mendes renegou a vida toda essa obra, principalmente ao organizar uma coletânea, publicada em 1959. No prefácio daquela edição, ele escreveu que aquelas poesias "destoam do conjunto da minha obra: sua publicação aqui desequilibraria o livro. O que se chamou de minha "fase brasileira" e "carioca" está suficientemente representado em algumas partes dos Poemas e em Bumba-meu-Poeta".

Catolicismo - A Murilo, importava mais as ramificações religiosas em sua obra. Sua poesia, desde a estréia, apresentava-se a Tristão de Athayde como "um dissídio constante e angustioso entre o angelismo e o demonismo", atingindo a uma "intensidade póetica nunca alcançada em nossos versos". Quando se reconverteu ao catolicismo, no momento da morte de um grande amigo, o pintor Ismael Nery, o poeta inicia sua busca de restaurar a poesia em Cristo, agravando essa luta entre o bem o mal, "entre Deus e o diabo, entre o Espírito e o Corpo". Trata-se de uma influência marcada pela religião católica essencialista.

A fineza e o equilíbrio são marcas da poesia produzida nessa época, que se caracteriza também por ser uma obra excêntrica e hermética, que foge à lógica e se desliga da realidade imediata, que se dirige ao sobrenatural e ao transcendente. O lado negativo, porém, vai acontecer quando Murilo descreve o confessionário como o escuro ventre de uma baleia, comparando-o ao teatro da crueldade de Antonin Artaud, em que a poesia é evaporada, pois os segredos devem ser contados a um outro.

É dessa época Tempo e Eternidade, que Murilo assinou com o poeta também católico Jorge de Lima e em que se destaca o poema Oração. Em seguida, escreve A Poesia em Pânico, de 1937, que recebeu aplauso de Mário de Andrade. Sua produção continua com O Visionário (1941), As Metamorfoses (44) e Mundo Enigma (45), uma coleção de poemas dedicados à mulher, Maria da Saudade Cortesão. Finalmente, Contemplação de Ouro Preto (1954), em que o autor inaugura uma nova fase em sua poesia: o reencontro com a verdade aparentemente contraditória de que a tradição pode ser um atalho para o Absoluto.

Murilo Mendes fez diversas viagens pela Europa, ensinando literatura brasileira em Roma, onde se fixou no fim dos anos 50. A decisão favoreceu um contato mais próximo com grandes artistas modernos como Joan Miró, Marc Chagall e Georges Braque. Pela amplitude de seus interesses e de seus relacionamentos, assim como pela ligação de seus textos com a produção contemporânea mais atualizada, Murilo Mendes adquire em seu período final uma dimensão mais cosmopolita.

Ao mesmo tempo, suas obras foram traduzidas para o italiano e o espanhol por, entre outros, Giuseppe Ungretti e Damaso Allonso. Em 1972, Murilo Mendes ganha o prêmio internacional de poesia Etna-Taormina, recebendo das mãos da atriz Monica Vitti (uma de suas preferidas) o prêmio anteriormente atribuído a escritores como Dylan Thomas, Salvatore Quasímodo e Jorge Guillén.

Não se conforma, porém, com o crescente esquecimento de seu nome no Brasil, onde espera ansiosamente ver publicada a obra completa. Nas cartas trocadas com Laís Corrêa de Araújo, a angústia de Murilo cruza as entrelinhas, quase que rogando pela intervenção da Imprensa Oficial de Belo Horizonte a editar seus poemas, plenos da vitalidade da vanguarda.

Ubiratan Brasil