A primeira parada do casal no país aconteceu em Kuala Lumpur. “Nossa primeira impressão foi de um lugar extremamente religioso e por ser um país mulçumano o metro tinha alguns vagões exclusivos para mulheres”, contou Felipe. Eles passaram pouco tempo na cidade e seguiram para Borneo. “Kuala Lumpur só vale à pena para aqueles que com intenção de fazer compras”, disse ele.
Borneo oferece uma oportunidade incrível de mergulhar, de acordo com Felipe. Uma pequena ilha chamada Sipadan é o ponto alto do local, porém exige reserva com antecedência já que permite um número limite de visitares por dia.
O destino principal foi Mabul – uma ilhota onde a beleza natural impera. “Quando estávamos mergulhando na ilha de Mabul, ouvimos, por diversas vezes, fortes explosões debaixo da água. Ao perguntarmos para os instrutores de mergulho locais sobre o barulho, fomos informados de que eram dinamites, usados por barcos de pesca ilegais próximos dali”, contou Felipe, indignado. Apesar da rica vida marinha, a quantidade de lixo nas águas ao redor das ilhas é grande.