Solly Boussidan/Especial para Terra
Você certamente não virá a Sochi por conta de suas praias – apesar de longas e da experiência de se banhar no Mar Negro, elas não se comparam ao esplendor das praias brasileiras. No entanto, as baladas que ocorrem por aqui no verão dificilmente deixarão você desapontado.
Junte a isso o incrível calçadão beira-mar, com um desfile interminável de belas russas e homens bem-vestidos, em um ambiente onde sobram bons e elegantes bares, cafés e restaurantes e você poderá se perguntar se não veio acidentalmente parar no paraíso.
Sochi é nesse momento um verdadeiro canteiro a céu aberto, com novos prédios, hotéis ruas, estradas e estádios sendo construídos em preparação para os Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, que ficarão concentrados principalmente nas montanhas ao lado da cidade, um resort conhecido como Krasnaya Polyana (Vale Vermelho). Você certamente pode visitar e passar alguns dias relaxando ou esquiando no resort, mas não precisa sair de Sochi para admirar as montanhas – quase todos os hotéis da cidade oferecem excursões de barco pelo Mar Negro, de onde é possível ver um belo panorama da cidade emoldurada pelas montanhas de Krasnaya Polyana.
Apesar das obras em andamento, Sochi é uma cidade extremamente aprazível e verde, com parques repletos de árvores de magnólia e trilhas verdes por onde se pode caminhar. Não deixe de visitar o Parque Rivera – boa pedida para quem está com crianças também. Além da ótima área verde e dos bons cafés locais, o parque conta com um pequeno zoológico e aviário, um parque de diversões, boas vistas do rio que corta a cidade e um excelente aquário, que apesar de pequeno, abriga diversas espécies de peixes do Mar Negro.
Na saída do Parque Rivera, não deixe de posar para uma foto em frente ao mosaico de Lênin – um dos maiores do mundo.
Outra boa pedida é visitar o jardim botânico local e aproveitar para visitar três ótimos museus na cidade – o Museu Histórico conta com artefatos da época dos cossacos, a Galeria de Arte possui excelentes esculturas e o Museu Olímpico, ao lado da prefeitura, dá uma ideia de como a cidade estará quando estiver pronta para receber as Olimpíadas de 2014.
Se você está em busca de um pouco da era soviética, não deixe de visitar o prédio da estação de trem local. Internamente não há muito o que ver, mas a fachada grandiosa é típica das estações de trem construídas durante os anos da União Soviética.
Para passeios mais distantes, praticamente todos os hotéis da cidade oferecem excursões de dia inteiro a preços razoáveis.