Ana Carolina Moura/Terra
De um lado, uma praia de areia fina e branca. De outro, uma praia de areia grossa e vermelha. Um berçário de lobos marinhos a céu aberto. Tartarugas marinhas se alimentando na beira do mar. Iguanas amontoadas vivendo em harmonia com outros animais. Esta é apenas uma ideia do cenário diversificado das Ilhas Galápagos, território do Equador, um laboratório de belezas naturais, com flora e fauna preservada, que inspirou o naturalista britânico Charles Darwin na criação da teoria da evolução, presente no livro A Origem das Espécies (1859).
É o destino ideal para amantes da natureza. É possível mergulhar com lobos marinhos e ver inúmeras espécies de peixes, bem coloridos e com formatos diferentes, estrelas do mar, corais e até tubarão. Ou ainda caminhar por pedras vulcânicas e observar a relação harmoniosa entre lobos marinhos, iguanas e aves como o atobá de patas azuis. “É preciso gostar de paisagens, animais e de lidar com a natureza. É uma experiência única, mas não é barata”, disse a suíça Carla Biadici, 49 anos, que viajou pela primeira vez para a América do Sul para comemorar 25 anos de casamento. “Era um sonho desde a minha juventude. Valeu muito a pena”.
Há muitas regras a serem seguidas no Parque Nacional das Ilhas Galápagos, cerca de 97,5% da ilha, como não deixar nada no local que possa alterar o habitat das espécies, desde uma simples semente de frutas a plásticos. Mas a mais importante delas é: não toque nos animais. Os lobos marinhos têm cara de cachorrinho e logo dá vontade de fazer carinho neles. Os pássaros são tão indiferentes aos humanos que não se assustam com a chegada deles. Muito pelo contrário, ficam ali, lado a lado, sem se importar com os intrusos. As iguanas não têm uma cara muito amigável e ninguém sente vontade de tocá-las, mas isso pode acontecer involuntariamente. Afinal, elas estão por toda a parte, bloqueiam passagens e aparecem em lugares que você menos espera. É preciso olhar para o chão o tempo todo porque mesmo se pisar nelas, não ouvirá nem um som.
Clique a seguir para conhecer mais sobre esse paraíso natural. E confira ainda dicas de onde ficar, onde comer e passeios para se fazer nas ilhas.
*A repórter Ana Carolina Moura viajou a convite da Metropolitan Touring e da Avianca-Taca Airlines.