Nádia Tamanaha/ Direto do Chile
Quando falamos em Chile, logo vêm à cabeça a capital Santiago e as Cordilheiras dos Andes. No entanto, o sul do país, também conhecido como Patagônia Chilena, reserva outras incríveis paisagens naturais, que incluem até mesmo geleiras e icebergs.
O Terra visitou o Glaciar San Rafael, localizado no Campo de Gelo Norte e considerado uma das maiores atrações da região, que é um verdadeiro paredão de gelo de cerca de 100 metros de altura e 2 quilômetros de largura. A geleira está dentro do Parque Nacional Laguna San Rafael, declarado como Reserva da Biosfera pela UNESCO.
Para chegar ao Glaciar, a viagem a bordo do barco Catamaranes del Sur, que parte de Puerto Chacabuco, é longa: são 200 quilômetros de distância, percorridos em 10 horas (ida e volta) - sem contar o tempo em que a embarcação fica estacionada próxima à geleira, cerca de 1h30. Por isso, a jornada começa bem cedo, mas vale muito a pena, já que, além de apreciar a vista, é possível navegar pelas águas da Laguna San Rafael e conhecer de perto este fenômeno natural.
O Terra visitou o Chile a convite do Hotel Loberías del Sur