Mtskheta – a impronunciável capital espiritual da Geórgia

Solly Boussidan/Especial para o Terra
Direto de Tbilisi

Talvez você não consiga pronunciar corretamente o nome desta pequenina cidade de 8 mil habitantes a apenas 25 quilômetros de Tbilisi, mas Mtskheta é um dos lugares mais encantadores da Geórgia. Fundada há mais de dois mil anos na confluência de dois dos principais rios que cortam o país, o local foi o epicentro da vida cultural georgiana quando, no ano 327, o país adotou o cristianismo como religião oficial.

Além da localização pitoresca, a cidade abriga preciosidades da Igreja Ortodoxa da Geórgia e alguns dos monastérios mais sagrados e belos do Cáucaso. Para os georgianos, Mtskheta é um lugar místico. A principal catedral da cidade, a Svetitskhoveli, data do século XI, e, segundo a tradição, está construída sob o local onde o manto que Jesus Cristo usava durante a crucificação foi enterrado.

Além da catedral, no alto de uma pequena montanha com vista panorâmica de todo o vale ocupado por Mtskheta está o monastério de Jvari. Um excelente local para reflexão e fotos. A cidadezinha é acessível a partir de Tbilisi através de ônibus, lotações ou táxis (cerca de R$25 ida e volta). Mtskheta é mágica, um local que inspira, emociona e merece estar na lista de qualquer pessoa que visite a Geórgia.