Missas reforçam clima religioso no Monte das Bem-Aventuranças

Na costa norte do Mar da Galileia, na cidade de Tibérias, fieis fazem peregrinação para o Monte das Bem-Aventuranças. As orações em diferentes idiomas reforçam o clima religioso do local. Acredita-se que Jesus proferiu o Sermão da Montanha e nomeou seus doze apóstolos nesse ponto turístico, um dos mais visitados do mundo cristão.

Logo no caminho para a igreja octogonal construída no seu cume, placas mostram citações do Sermão da Montanha. E, ao caminhar nos arredores da basílica, é comum presenciar missas celebradas por representantes levados por grupos de turistas. Apesar dos idiomas diversificados, o objetivo é único: relembrar histórias do Evangelho, como o Milagre da Multiplicação dos Pães e dos Peixes, que se passaram no monte.

No interior da igreja das Bem-Aventuranças, construída pelo arquiteto italiano Antonio Barluzzi, imagens remetem ao Novo Testamento e vitrais ao redor do altar reproduzem os versos do sermão. Mas é no fundo da basílica que os fieis se emocionam. Ajoelhados em frente a uma imagem de Jesus na cruz, eles se revezam para fazer suas orações.

Ainda sobre a colina, o Monastério é aberto aos turistas cristãos não só para visitação, como também para dormir no local.