Centro Bahai, colônia alemã e natureza rica dão charme a Haifa

Chegar à noite na Colônia Alemã de Haifa proporciona uma vista inesquecível do Monte Carmelo. Repletos de luzes, o Santuário do Bab e os jardins Bahai chamam a atenção de quem passa pela charmosa avenida Ben Guryon, cercada por casas e restaurantes de pedra construídos no século 19. O cenário é convidativo para uma caminhada pelas ruas calmas e um jantar romântico ou com os amigos.

Apesar do visual noturno único, durante o dia a vista de um dos principais pontos turísticos da terceira maior cidade do país não fica para trás. À luz do sol, a cúpula dourada do templo e os jardins suspensos milimetricamente simétricos dão toque especial para essa região da cidade. Tanto que esse patrimônio mundial da UNESCO já recebeu o nome de 'oitava maravilha do mundo'.

Uma das principais atrações de Haifa é andarilhar pelos jardins Bahá'í. O espaço fica aberto ao público de segunda a domingo, das 9h às 17h, e só fecha em dias sagrados. Portanto, é aconselhável consultar o site do Centro Mundial da fé dos Bahai para saber sobre os feriados antes de ir até lá (https://www.ganbahai.org.il/en/haifa/). Em dias de chuva, o Templo também pode ser temporariamente fechado por medida de segurança, já que os pisos ficam escorregadios.

Para curtir o passeio, gratuito e que dura cerca de cinquenta minutos, as visitantes devem estar com os ombros cobertos e, se optarem por vestir saia, a mesma deve ser abaixo do joelho. Homens não podem entrar de bermuda. O tour não é recomendado para pessoas com dificuldades para andar ou com problemas de saúde.

Chegar ao topo do Monte Carmelo, onde fica a entrada para o centro Bahai, vale a pena. De lá, é possível ter uma visão panorâmica da cidade, que tem o maior porto do país e praias ativas, e fazer belas fotos com Haifa ao fundo. Teleféricos também operam diariamente para oferecer uma vista aérea da cidade aos turistas. Porém, para registrar a simetria dos jardins, o ideal é aproveitar os momentos em que estiver no pé do monte. São 19 terraços com jardins repletos de trabalhos em pedra, metal, fontes, arbustos e gramados.

Além de símbolo de coexistência e tolerância, Haifa é considerada centro cultural e de artes do norte do país. A cidade abriga museus que mostram a história dos assentamentos judaicos em Israel, náuticos e até japonês, entre outros. No Museu de Artes de Haifa, por exemplo, encontram-se exibições de arte israelense e Arte Internacional Moderna. O Marítimo Nacional contém objetos da história dos marinheiros, portos, movimentos de navios para Israel, mostrando a ligação entre o Mar Mediterrâneo e o homem. Outra opção de passeio cultural é ir ao Museu Tikotin de Arte Japonesa. Localizado no Monte Carmelo, o espaço expõe arte e cultura que relacionam Japão e Israel. Além de exposições, lá são realizadas apresentações musicais e palestras.

ara amantes da natureza, passeios a cavalo, de barco pela baía e pelo porto e mergulhos nas praias da cidade são ótimas pedidas. No porto de Haifa, navios que realizam cruzeiros entram e saem durante todo o ano. O movimento só caiu no ano passado, quando conflitos no Egito fizeram empresas desviarem suas rotas.

A lista completa de museus, parques e praias em Haifa você encontra no site: www.tour-haifa.co.il