Brasil investe 80 milhões dólares para atrair turistas europeus
O Governo do Brasil apresentou na Espanha, na última terça-feira, sua nova campanha para atrair turistas europeus, na qual investirá 80 milhões de dólares.Sob o lema "o Brasil é de vocês", a Embratur e representantes de 30 empresas do Rio de Janeiro, São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Bahia, Mato Grosso, Ceará e Brasília, realizaram hoje na capital espanhola uma campanha para divulgar aos empresários, agentes de viagens e operadores as enormes possibilidades turísticas deste destino. França, Itália, Reino Unido e Portugal são outros países da Europa aos quais a campanha promocional será dirigida. O investimento destinado é de 80 milhões de dólares, informou Gustavo Guimarães, conselheiro de Turismo da embaixada do Brasil na Espanha, que expressou seu desejo de que seja quem for "o ganhador da eleições presidenciais, o turismo continue como uma prioridade para o próximo governo". Guimarães destacou os avanços em infra-estrutura hoteleira, estradas, formação de pessoal e água corrente realizados nos últimos oito anos, o que colaborou para que nesse período o número de turistas passasse de 1,5 milhão para 6 milhões. O superintendente da Embratur, Nilo Sérgio Félix, disse que embora haja um crescimento progressivo, a Espanha representa apenas 3 por cento dos turistas estrangeiros (cerca de 150.000), enquanto esse número chega a 30 por cento na Europa em geral. O impacto da crise na Argentina neste setor teve influência significativa, já que o turismo argentino no Brasil chega a 36 por cento do total, "mas pretendemos fortalecê-lo apesar das dificuldades", disse Guimarães. Os países fronteiriços também fazem parte desta estratégia promocional, porque "o turismo doméstico e de curta distância sempre foi muito importante para o Brasil", acrescentou Félix. A desvalorização do peso argentino não tem apenas uma conseqüência negativa, mas atribui atrativos ao Cone Sul para os turistas e investidores. O argentino César Crenzel, diretor da operação "Come to Brazil", garantiu que a oferta turística brasileira se complementa com a argentina porque a unificação de preços possibilita unir destinos dentro das duas nações "graças às linhas aéreas como a Varig e redes hoteleiras presentes em ambos os países". "De fato -ressaltou- existe atualmente uma campanha chamada "Samba e Tango" que liga cidades argentinas e brasileiras". O gerente e diretor-geral da Varig, Antonio Huete, explicou que a companhia aérea tem nove vôos semanais entre a Espanha e o Brasil, 60 de diversos pontos da Europa, e que "é a que tem a maior cobertura entre a Europa e a América". Por esta razão, Félix disse que "o Brasil facilita a entrada de capital estrangeiro nesta área sobretudo se for levado em conta que a indústria turística brasileira dá trabalho a cerca de nove milhões de pessoas e é um dos setores que mais crescem".
Agência EFE
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